NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Mapeamento de internações hospitalares por problemas respiratórios e possíveis associações a exposição humana aos produtos da queima da palha de cana-de-açucar no estado de São Paulo
Tipo:
Artigo
Referência:
LOPES, Fabio Silva; RIBEIRO, Helena . Mapeamento de internações hospitalares por problemas respiratórios e possíveis associações a exposição humana aos produtos da queima da palha de cana-de-açucar no estado de São Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. São Paulo, v. 9, n. 2, p.215-225, 2006.
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
Introducao: O uso de Sistemas de Informacoes Geograficas em pesquisas na area de saude publica e cada vez maior, devido as possibilidades de comparacao de dados dispostos em tabelas e mapas e atraves de sua sobreposicao. Tal sobreposicao possibilita uma nova leitura dos dados associados a dimensao do espaco. Os programas SIG sao ideais para pesquisas em geografia da saude. Em estudos ecologicos de causa/efeito, envolvendo variaveis ambientais e os efeitos deleterios a saude humana, o geoprocessamento constitui um interessante recurso para gerar hipoteses para estudos mais aprofundados sobre o tema. Objetivo: Este estudo objetivou a construcao de um SIG para verificar a possivel correlacao entre os produtos das queimadas de cana-se-acucar e a incidencia de problemas respiratorios em regioes afetadas, atraves das tecnicas de geoprocessamento. Metodologia: Consistiu em organizar dados de queimadas e internacoes por afeccoes respiratorias do Estado de Sao Paulo, no periodo de 2000 a 2004, estruturando um SIG em duas escalas. Na primeira, foram criadas cartas tematicas de todo o Estado e identificadas areas de interesse para estudos em escala local. A segunda consistiu na construcao de SIG abrangendo a meso-regiao de Bauru, para observar a interseccao dos agravos a saude em areas de queimada. Resultados: Nos mapas elaborados e numa analise de correlacoes espaciais observou-se maior incidencia de doencas respiratorias em regioes onde ha pratica de quiemadas. O material produzido constitui um conjunto de dados que permite ao pesquisador verificar hipoteses para subsidiar estudos no ambito da saude ambiental.