NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Comparação das informações sobre as prevalências de doenças crônicas obtidas pelo suplemento saúde da PNAD/98 e as estimadas pelo estudo Carga de Doença no Brasil
Tipo:
Artigo
Referência:
LEITE, Iúri da Costa et al. Comparação das informações sobre as prevalências de doenças crônicas obtidas pelo suplemento saúde da PNAD/98 e as estimadas pelo estudo Carga de Doença no Brasil. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p.733-741, 2002.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
Neste estudo, estimativas de prevalência de cinco doenças crônicas - cirrose, depressão, diabetes, insuficiência renal crônica e tuberculose - obtidas pelo Suplemento Saúde da PNAD/98 foram comparadas com as obtidas no Projeto Carga Global de Doença no Brasil. Essas estimativas foram baseadas em análise sistemática de literatura e banco de dados de morbidade disponíveis. Os resultados mostram que a PNAD apresentou número de casos mais elevados para depressão e insuficiência renal crônica, enquanto as estimativas do Projeto Carga de Doença no Brasil apresentou maiores prevalências para cirrose, diabetes e tuberculose.