NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
Tipo:
Artigo
Referência:
TOLEDO, Melina Mafra; RODRIGUES, Sandra de Cássia; CHIESA, Anna Maria . Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema. TEXTO E CONTEXTO ENFERMAGEM. Florianópolis, v. 16, n. 2, p.233-238, abr./jun. 2007.
Descritor(es):
Resumo:
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.