NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
O relacionamento entre hospitais e operadoras de plano de saúde no ambito do progama de qualificação da saúde suplementar da ANS
Tipo:
Artigo
Referência:
ESCRIVÃO JUNIOR, Álvaro; KOYAMA, Marcos Fumio . O relacionamento entre hospitais e operadoras de plano de saúde no ambito do progama de qualificação da saúde suplementar da ANS. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p.903-914, 2007.
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
No mercado de saúde suplementar brasileiro, o modelo de remuneração fee-for-service ainda predomina nas relações entre os hospitais e as operadoras de plano de saúde. Com o advento do progama de qualidade da saúde suplentar (PQSS), uma ótica focada na qualidade da assistência prestada ao beneficiário, as operadoras de planos de saúde serão avaliadas conforme indicadores de desempenho assistencias estabelecidos por esse programa. O presente estudo discute as implicações desse modelo no relacionamento entre operadoras de saúde e hospitais, a partir de consultas realizadas com dezoito gestores de operadoras a respeito do uso na gestão hospitalar de indicadores de desempenho compatíveis com os adotados pelo PQSS. Na percepção dos entrevistados, apenas três hospitais utilizam esses tipos de indicadores, sendo que dois deles são hosptiais pertencentes a operadoras de saúde. O alinhamento de interesse entre a operadora e a sua rede crendenciada de prestadores, nos moldes propostos pelo PQSS, implicará em modificações do modelo de remuneração entre esses players do mercado, no sentido da inclusão do desempenho e da qualidade da assistência prestada pela rede credenciada ao beneficiário como um dos componentes da valoração remunerativa.