NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial
Tipo:
Artigo
Referência:
ALVES, Vania Sampaio . Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. INTERFACE - COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Botucatu, v. 9, n. 16, p.39-52, set. 2004.
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
Partindo da concepçao de que as politicas de saude se materializam nos servicos, mediante as acoes de atores sociais e suas praticas cotidianas, este ensaio tem o objetivo de refletir sobre as praticas de educacao em saude no contexto do Programa Saude da Familia (PSF). Pretende-se apreciar a assimilaçao do principio da integralidade nessas praticas e, desta maneira, contribuir para o debate sobre os alcances e limites da estrategia do PSF para a reorientaçao do modelo assistencial a partir da atencao basica. Na conjuntura atual da politica de saude brasileira, o PSF tem desempenhado papel estrategico para a construcao e consolidacao do Sistema Unico de Saude (SUS). A partir de uma revisao historica das praticas de educacao em saude e dos discursos sanitarios a elas subjacentes, sao reconstituidas as racionalidades determinantes de tais praticas. O modelo hegemonico de educacao em saude, em sua essencia divergente do principio da integralidade, e caracterizado e discutido em comparaco a um modelo de praticas de educacao em saude emergente, denominado nesse ensaio de modelo dialogico, cuja logico manteria coerencia com a integralidade da atencao.