NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS
Tipo:
Livro
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
Trata-se de relato da trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autores apresentam o momento inicial de pactuação entre cada instituição originária e o Ministério da Saúde, com o alinhamento a padrões que estavam sendo construídos no dia a dia: o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que tem as seguintes características: federativo, acesso aberto, garantia de qualidade e baseado em padrões; a Plataforma Arouca, que possibilita o encontro das trajetórias profissionais em desenvolvimento permanente dos trabalhadores do SUS, com os gestores locais, regionais, estaduais e nacionais e com as instituições ofertantes de atividades educacionais do Sistema UNA-SUS. No cenário final, apontam que o quebra-cabeça tem assumido a forma de um mapa dinâmico com seus desdobramentos organizacionais com a Federação UNA-SUS e com suas perspectivas futuras como confianças.
Público Alvo:
Profissionais da saúde ligados a estratégia da Saúde da Família