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Proposta para fortalecimento do grupo educativo hiperdia em uma equipe de saúde da família, Patos de Minas /MG
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
Os serviços primários de saúde do SUS necessitam cada vez mais de apresentarem atuações efetivas para o melhor controle dos agravos de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Precisam lançar mão de estratégias que visem a prevenção de casos novos e redução das complicações nos casos existentes. O presente estudo objetiva identificar estratégias que potencializem a prática educativa em grupo, para pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus, na equipe Saúde da família 12 da UBS Nossa Senhora de Fátima, Patos de Minas/MG, 2013. Trata-se de proposta de intervenção pautada no Planejamento Estratégico Situacional em Saúde e no levantamento bibliográfico contemporâneo sobre o tema para a formulação das ações. Após a problematização do cenário de estudo, os principais nós-críticos identificados quando a organização dos grupos educativos foram: a utilização de metodologias tradicionais e passivas, pouco domínio da equipe sobre abordagens diferenciadas para práticas educativas em grupo, baixa adesão da população alvo aos grupos e acompanhamento à saúde não regular. Frente a essa realidade, as propostas de fortalecimento abordam três principais ações: ampliação do arcabouço conceitual da equipe para o trabalho com grupos; organização da dinâmica grupal diferenciada valorizando a promoção da saúde e o acolhimento e compromisso da equipe, reformulação de táticas, frente avaliações do processo. Espera-se com essa proposta que haja fortalecimento da prática grupal que proporcione aos usuários assistidos melhores vínculos de apoio social e qualidade de vida
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEABSF - UFTM