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Projeto de intervenção para melhorar o controle da malária na população atendida em uma Unidade Básica de Saúde do município de Mâncio Lima - Acre
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
O modelo de Atenção predominante no município de Mâncio Lima é o modelo de Atenção Básica. São feitos atendimentos em comunidades ribeirinhas, na comunidade urbana e em algumas comunidades muito isoladas através do atendimento móvel. Nos últimos meses, tem-se apresentado vários atendimentos de pacientes acometidos pela malária, além dos casos devido à pandemia do Coronavírus, o que dificulta ainda mais a situação da saúde pública em nossa área. A malária se apresenta como um grave problema de saúde pública no Brasil. O objetivo do estudo é elaborar um projeto de intervenção para melhorar o controle da malária na população atendida na Unidade Básica de Saúde Wilson Batista Siqueira no município de Mâncio Lima, estado do Acre. Como metodologia, foi realizado o diagnóstico situacional onde foram identificados os principais problemas existentes no território e, a partir do problema priorizado, foi elaborado o plano de ação conforme os passos do Planejamento Estratégico Situacional. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema malária para dar sustentação teórica ao plano. Os nós críticos identificados foram: falta de conhecimento da população a respeito da doença,falta de iniciativa para o combate ao mosquito transmissor e falta de mobilização da população contra a malária. A partir dos nós críticos foi elaborado os seguintes projetos: Conhecimento a base para evitar a malária, Luta contra a malária e Mâncio Lima sem Malária. A elaboração do presente projeto permitiu verificar que, com o empenho e dedicação de toda a equipe, ações de promoção e educação em saúde podem ser realizadas com sucesso na busca por melhores condições de vida e de saúde da população
Informações Adicionais:
CEGCSF