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Projeto de intervenção para melhorar a adesão ao tratamento pelos pacientes portadores de diabetes mellitus da Estratégia Saúde da Família - Saúde Para Todos, do município de Juramento, Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
O Diabetes Mellitus é um importante problema de saúde mundial que vem crescendo, independentemente do grau de desenvolvimento do país, tanto em termos de números de pessoas afetadas, incapacitadas, mortalidade prematura, como dos custos ao sistema de saúde. A educação nutricional é um dos pontos fundamentais no tratamento. Não é possível um bom controle metabólico sem uma alimentação adequada. O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção para adesão ao tratamento, com adoção de boas práticas para os pacientes portadores de diabetes mellitus da Estratégia Saúde da Família - Saúde Para Todos, da cidade de Juramento, Minas Gerais. Foram realizados levantamentos a partir do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da base de dados municipal do Sistema de Informação da Atenção Básica,e documentos de órgãos públicos, dos sites eletrônicos do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Diabéticos e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, entre outros. Foi realizada uma revisão da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde e sites de busca, como: publicações do Ministério da Saúde e outros. Para a elaboração do Plano de Intervenção foram utilizados os passos para elaboração de um plano de ação descritos no Planejamento Estratégico Situacional. No plano de intervenção estruturado, as ações não focalizam somente o usuário com Diabetes Mellitus, também envolve a família e equipe de saúde. Compartilhar experiências através de programas educativos adquirindo um maior nível de informação, ajuda no processo de enfrentamento da doença, aumentando a adesão ao tratamento
Informações Adicionais:
CEGCSF