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Projeto de intervenção para lograr controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus Área Verde da Unidade de Atenção Primaria de Saúde Nova Era Do Município Juiz de Fora/Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo elaborar um plano de intervenção para pacientes diabéticos pertencentes à Estratégia de Saúde da Família, na área da equipe verde da UAPS Nova Era II. O diabetes mellitus tipo 2 (DM 2) é uma doença crônica caracterizada por níveis de insulina inadequados tendo como resultado a hiperglicemia e tolerância à glicose alterada. Para reduzir os níveis glicêmicos e evitar as complicações da doença, são adotadas práticas de autocuidado como alimentação saudável, exercícios físicos e medicamentos. O processo de educação em saúde tem o propósito de ensinar sobre DM, promover mudanças nos estilos de vida com a participação ativa do paciente em seu tratamento com responsabilidade, incentivar o cumprimento das técnicas de autocuidado para lograr controle mais eficaz da doença e melhora global da qualidade de vida dos usuários diabéticos, prevenindo complicações tardias. As técnicas de Educação em Saúde individual e em grupo são eficientes como alternativas na prevenção e no tratamento da doença, mediante a conscientização da população à mudança de estilos de vida, além do potencial para a redução dos custos. O aprimoramento do paciente no automanejo aproxima o valor da HbA1c ao adequado. Existe correlação positiva entre o tempo de educação e o controle da glicemia. Realizou-se uma ampla revisão na literatura, artigos científicos publicados no período de 2001 a 2016, no banco de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Saúde Pública (LILACs), A Biblioteca Científica Electrónica On-Line (SciELO) e Análise da Literatura Médica e Sistema de Recuperação on-line (MEDLINE), que fundamentou a elaboração do projeto de intervenção
Informações Adicionais:
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