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Projeto de intervenção para educação permanente de agentes comunitários de saúde da Esf Jardim Pérola Ii, Governador Valadares, Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
Após início das atividades de atenção médica na Cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, e conhecendo a equipe da unidade de saúde Jardim Pérola II, foi possível identificar a partir de uma estimativa rápida, alguns dos diversos problemas que incidem sobre a equipe de saúde. Dentre os problemas encontrados, pode-se destacar a falta de qualificação dos agentes comunitários de saúde, falta de reuniões entre toda a equipe de saúde, ausência de grupos educativos, não havia também participação comunitária nos encontros e má adesão às medidas de autocuidado e mudança de estilos de vida pelos usuários. Devido à importância que estes profissionais exercem na comunidade, selecionamos para objeto de estudo a falta de qualificação dos agentes comunitários de saúde. Partindo do princípio de que o agente comunitário de saúde forma o elo entre comunidade e a atenção primária de saúde, vemos com isso a importância da capacitação destes profissionais para atuarem no sistema primário de saúde. O projeto tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção para implantar ações de educação permanente em saúde que viabilizem o cumprimento das atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS Jardim Pérola II, Governador Valadares, Minas Gerais. Devido à situação atual dos agentes de saúde, faz-se necessário um projeto de intervenção nos nós críticos. O trabalho está baseado no método do Planejamento Estratégico Situacional ademais foi realizado revisão de literatura para aprimoramento das idéias. Como resultados esperamos um aperfeiçoamento das práticas profissionais com o intuito de promover melhores condições de saúde à população
Informações Adicionais:
CEGCSF