NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Projeto de intervenção para a implantação de psicoterapia em grupo na ESF Turmalina III em Governador Valadares - MG
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
Os transtornos mentais acometem uma porcentagem importante da população, sobretudo a de baixo nível socioeconômico, que geralmente encontra-se mais exposta à violência em suas comunidades. Sendo assim, a maioria desses indivíduos busca auxílio no serviço de atenção básica, já que esse representa geralmente o primeiro contato com os serviços de saúde. Por outro lado, as equipes da atenção primária muitas vezes não se encontram capacitadas para atuarem na área da saúde mental, comprometendo o desfecho desses casos. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de um projeto de intervenção, voltado para a implantação de psicoterapia em grupo direcionada aos usuários que apresentam transtornos psiquiátricos adscritos a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) Turmalina III, do bairro Turmalina, no município de Governador Valadares - MG. Realizou-se um estudo de revisão bibliográfica nas bases de dados PUBMED, LILACS e SCIELO usando os descritores psiquiatria, transtornos mentais e psicoterapia. Elaborou-se um diagnóstico situacional utilizando o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), identificando-se e priorizando-se os problemas a serem enfrentados, justificando assim, a abordagem ao tema. Concluiu-se que o apoio matricial possibilita a capacitação da equipe para um melhor atendimento aos pacientes com demanda na saúde mental ampliando-se a abordagem ao problema e a implantação de um grupo psicoterapêutico pode contribuir para a redução do agravamento desses transtornos, evitar sobrecarga da atenção secundária e melhorar a funcionalidade desses indivíduos
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosPsicologos e psicanalistasEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEESF - UFTM