Prevalência de desconpensações das doenças crônicas não transmissíveis na população maior de 60 anos na comunidade Esther Soares no município São Miguel dos Campos
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
FERNÁNDEZ, Ailed Maria Ferrer . Prevalência de desconpensações das doenças crônicas não transmissíveis na população maior de 60 anos na comunidade Esther Soares no município São Miguel dos Campos. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2014. 38f.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
Objetivou-se elaborar um projeto de intervenção para diminuir a prevalência das descompensações das Doenças Crônicas Não Transmissíveis em pacientes idosos do PSF Esther Soares no Município São Miguel dos Campos, identificando os fatores de risco e determinantes relacionados. Para o desenvolvimento do Plano de Intervenção utilizamos o Método do Planejamento Estratégico Situacional, e uma revisão da literatura sobre o tema, além de obtenção de informações por meio dos prontuários individuais dos pacientes cadastrados no PSF, utilizamos dados aportados pelos agentes comunitários de saúde e dados disponíveis no SIAB.As etapas desenvolvidas incluíram a priorização dos problemas e escolha dos mais urgentes para elaboração de um Plano de Ação. O principal problema priorizado foi a elevada prevalência de descompensações das doenças crônicas não transmissíveis na população maior de 60 anos. A proposta de intervenção apresentada é viável no contexto de nossa equipe de saúde da família, podendo influenciar de maneira positiva na qualidade de vida da população atendida.
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEESF - UFMG