Plano de intervenção visando incentivo à adesão ao tratamento por usuários portadores de diabetes mellitus, no município de Patos de Minas, Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
RIBEIRO, Fernanda Padilha . Plano de intervenção visando incentivo à adesão ao tratamento por usuários portadores de diabetes mellitus, no município de Patos de Minas, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2020. 34f.Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível de alta morbimortalidade associada, sobretudo pela baixa adesão ao tratamento, diagnóstico tardio e persistência em hábitos deletérios por usuários acometidos. Na comunidade assistida pela Unidade Básica de Saúde Jardim Panorâmico, no município de Patos de Minas, Minas Gerais, a baixa adesão ao tratamento é considerado um problema grave na assistência aos portadores de Diabetes Mellitus, o que pode desencadear maior índice de complicações metabólicas e cardiovasculares entre tais usuários. O objetivo deste estudo foi apresentar um Plano de Intervenção para a realização de processo educativo junto à comunidade adscrita à Unidade Básica de Saúde Jardim Panorâmico, no município de Patos de Minas, Minas Gerais, visando a maior adesão ao tratamento pelos portadores de Diabetes Mellitus. Trata-se de um estudo desenvolvido a partir dos preceitos do Planejamento Estratégico Situacional e sustentado por revisão bibliográfica em base de dados na SciELO, com os descritores: diabetes mellitus, promoção da saúde e atenção primária à saúde. Foram propostas ações de enfrentamento para o problema, incluindo ações educativas com a comunidade adscrita, capacitação da equipe de saúde, bem como propostas de melhoria da acessibilidade aos serviços de saúde
Informações Adicionais:
CEGCSF