Plano de intervenção para diminuir a incidência e complicações da hipertensão arterial da área de abrangência do PSF Nilson Rezende Leite, do município de São Thomé das Letras
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
CRUZ, Suleidy Oliveira . Plano de intervenção para diminuir a incidência e complicações da hipertensão arterial da área de abrangência do PSF Nilson Rezende Leite, do município de São Thomé das Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2015. 49f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica representa o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares o seu diagnóstico precoce vem sendo enfatizado como importante estratégia na saúde pública. No Brasil, estudos apontam uma prevalência de hipertensão arterial sistêmica que varia de 22 ate 44% da população adulta. Primeiramente, realizou-se um diagnóstico situacional pelo método da estimativa rápida, na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família 03 (Centro de Saúde Nilson Rezende Leite localizado em São Thomé das Letras/MG) para conhecer melhor o problema existente e, então, foi eleito o nó crítico "Hipertensão Arterial". Assim, o estudo apresentou como objetivo a elaboração de um plano de ação para diminuir a incidência e complicações de hipertensão arterial em um PSF. Para o embasamento científico foi realizada uma revisão de literatura com artigos disponíveis em base de dados como: Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Minas Gerais, SCIELO e os módulos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, disponíveis na Plataforma Agora/UFMG. O plano de ação foi elaborado seguindo o método de Planejamento Estratégico Situacional, com a priorização do problema que é a alta prevalência de pacientes hipertensos. O estudo mostrou que ao aumentar o conhecimento das conseq¨ências da doença e aliado à prática de estilo de vida saudável garante um adequado controle e diminui o risco de complicações posteriores.
Público Alvo:
Médicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEESF - UNIFAL