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Plano de intervençao educativa em pacientes com hipertensão arterial com dificuldade na adesão terapêutica do município de Igreja Nova
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das doenças cardiovasculares de maior prevalência no Brasil e no mundo. Pode ser definida como uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Está associada frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e alterações metabólicas, com consequente aumento de risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Com prevalência de aproximadamente 30%, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros tenham essa doença. Embora essencial, a adesão ao tratamento não é um comportamento fácil de adquirir. Por isso, muitos são os elementos que tornam a questão da adesão ao tratamento motivo de estudo, desde sua definição até a forma como lidar com ela. O Plano de intervenção em questão propõe abordagem educativa sobre a importância da adesão ao tratamento. O método utilizado foi o de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e as bases pesquisadas foram as bases de dados da LILACS e a Biblioteca Eletrônica SciELO. A educação em saúde constitui um instrumento de intervenção importante, e, acredita-se que um trabalho de intervenção em educação melhore as condições de saúde da população, reduza a morbidade e mortalidade relacionadas com essa doença, os custos médicos e socioeconômicos relacionados ao mau controle
Informações Adicionais:
CEESF - UNIFAL