Plano de intervençao educativa em pacientes com hipertensão arterial com dificuldade na adesão terapêutica do município de Igreja Nova
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
BRAVO,Josefina Cruzata . Plano de intervençao educativa em pacientes com hipertensão arterial com dificuldade na adesão terapêutica do município de Igreja Nova. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2016. 33f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das doenças cardiovasculares de maior prevalência no Brasil e no mundo. Pode ser definida como uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Está associada frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e alterações metabólicas, com consequente aumento de risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Com prevalência de aproximadamente 30%, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros tenham essa doença. Embora essencial, a adesão ao tratamento não é um comportamento fácil de adquirir. Por isso, muitos são os elementos que tornam a questão da adesão ao tratamento motivo de estudo, desde sua definição até a forma como lidar com ela. O Plano de intervenção em questão propõe abordagem educativa sobre a importância da adesão ao tratamento. O método utilizado foi o de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e as bases pesquisadas foram as bases de dados da LILACS e a Biblioteca Eletrônica SciELO. A educação em saúde constitui um instrumento de intervenção importante, e, acredita-se que um trabalho de intervenção em educação melhore as condições de saúde da população, reduza a morbidade e mortalidade relacionadas com essa doença, os custos médicos e socioeconômicos relacionados ao mau controle
Informações Adicionais:
CEESF - UNIFAL