NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação
Tipo:
Artigo
Referência:
CAMPOS, Maria Angela de Figueiredo; FORSTER, Aldaisa Cassanho . Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p.83-89, 2008.
Descritor(es):
Resumo:
Na Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo (FMRP-USP), o ensino da Atencao Primaria (AP) com enfoque em medicina de familia no primeiro ano de internato se iniciou em 1997. A estrategia de ensino consiste em inserir o aluno em equipes de saude da familia para vivenciar as praticas na realidade do Sistema Unico de Saude. As praticas programadas foram consulta medica individual, seguimento de familias, visitas domiciliares, atividades de grupos e discussoes de casos individuais e de familias. Foram enfatizadas a prevencao de doencas e a promocao da saude, bem como a vivencia com o usuario, buscando-se a assistencia integral. O objetivo deste trabalho foi estudar a contribuicao do estagio no Programa de Saude da Familia (PSF) para a formacao dos alunos do quinto ano do curso de Medicina da Faculade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo (FMRP-USP), em AP, tendo 103 alunos respondido a um questionario estruturado aplicado antes e depois do estagio. Segundo o aluno, o estagio contribuiu de forma positiva para a sua formacao, principalmente nos aspectos de integracao com a equipe de saude, humanizacao e visao dos principais principios da saude da familia e da AP, tais como trabalho em equipe, longitudinalidade, acessibilidade e atuacao na prevencao. Apos o estagio, o aluno passou a dar mais importancia aos aspectos sociais e economicos do paciente e a avalia-lo como um ser biopsicossocial.