Percepção das usuárias sobre as ações de prevenção do Câncer do Colo do Útero na Estratégia Saúde da Família em uma Distrital de Saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Tipo:
Artigo
Referência:
OLIVEIRA, Michele Mandagara de; PINTO, Ione Carvalho . Percepção das usuárias sobre as ações de prevenção do Câncer do Colo do Útero na Estratégia Saúde da Família em uma Distrital de Saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE MATERNO INFANTIL. Recife, v. 7, n. 1, p.31-38, jan./mar. 2007.
Descritor(es):
Neoplasias do colo uterino, Prevenção, Programa Saúde da Família, Atenção primária à saúde, Saúde da mulher.
Resumo:
Objetivos: analisar a percepcao das mulheres atendidas nas Unidades de Saude da Familia (USF), da Area Basica de Um Distrital de Saude do Municipio de Ribeirao Preto, Sao Paulo, sobre as praticas de Prevencao do cancer do colo do utero (PCCU) desenvolvidas nestes servicos. Metodos: utilizou-se como referencial teorico a Atencao Primaria a Saude (APS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratoria e descritiva. Foram entrevistadas 14 mulheres. Utilizou-se para coletava de dados a entrevista semi-estruturada, proedendo a analise dos dados, orientandos pela analise tematica. A analise dos dados foi estruturada em tres temas: Tematica 1 - O Olhar da Mulher sobre o Processo Saude-Doenca; Tematica 2 - A Mulher e a Prevencao do Cancer do Colo do Utero; Tematica 3 - As Praticas de Prevencao do Cancer do Colo do Utero nos Nucelos de Saude da Familia. Resultados: a maioria das mulheres envolvidas apresentam um conceito holistico de saude, tendo inclusive um conhecimento poular bastante elaborado do conceito de prevencao. Conclusoes: as praticas de educacao em saude precisam ser reforcadas a partir da inclusao de toda equipe. As USF tem potencialidades para qualificar a pratica da PCCU e promover maior integralidade das acoes em saude, utilizando o conhecimento da APS.