Intervenções para melhoria da adesão ao regime terapeutica pelos portadores de diabetes mellitus acompanhados na Saúde da Família
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
FUENTES, Aristides Rondon . Intervenções para melhoria da adesão ao regime terapeutica pelos portadores de diabetes mellitus acompanhados na Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2015. 29f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
No Brasil como em outros tantos países a Diabetes Mellitus constitui uns dos principais problemas de saúde, doença que além de suas consequências obvias, a Diabetes Mellitus é um grande fardo para o indivíduo, sua família e também para a sociedade; considerando que a maioria das pessoas que adoecem podem exigir atenção médica e serviços clínicos especializados de alta complexidade tecnológica. Identificamos na área da Equipe Odilon Lacerda, um grande número de pacientes com esta doença, e um grande número deles com complicações causadas pela mesma, muitas vezes associadas com Hiperlipidemias, Hipertensão Arterial Crônica (HTA) à obesidade, sedentarismo, tabagismo, abuso de álcool. Entretanto, foi determinado como causa principal um desapego dos pacientes ao cumprimento do tratamento e as orientações dadas pela equipe para controle da doença. Assim, este estudo objetivou elaborar uma proposta de intervenção para adesão ao tratamento e consequentes diminuições das complicações na UBS Odilon Lacerda, e, foi preciso para o desenvolvimento do trabalho, a utilização de manuais do ministério de saúde, assim como outras literaturas; chegando a conclusão de que conseguindo uma educação continuada e mudança na conduta dos pacientes com Diabetes Mellitus e possível melhorar sua qualidade de vida, reduzir o número de consultas, internações, estudos especializados e complicações
Informações Adicionais:
CEESF - UFTM