NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Intervenção educativa em unidade básica de saúde: trabalhando com pacientes hipertensos e familiares
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
Hipertensão arterial, entidade clínica multifatorial, é conceituada como síndrome caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados, associados a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos (hipertrofias cardíaca e vascular). Portanto, trata-se de plano de ação por meio de uma ação educativa que tem como objetivo melhorar o controle da hipertensão arterial pelos pacientes e o envolvimento dos familiares. A intervenção será realizada na Unidade Básica de Saúde Iraci Lula Mendes, município de Espinosa, Minas Gerais. Para fundamentação do tema buscou-se informações em bancos de dados utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)/BVS: Hipertensão; Hipertensão Arterial; Atenção Primária à Saúde; Atenção Básica; Estratégia Saúde da Família; e Promoção da Saúde. Além de consultas em outras fontes como Sociedade Brasileira de Hipertensão, VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão e Ministério da Saúde. A operacionalização da intervenção passará por dois momentos. Primeiro momento, aplicação de um questionário mediante assinatura de termo de consentimento, aos 450 hipertensos cadastrados na UBS que atenderam aos critérios de inclusão para participarem das atividades e, segundo momento, realização de grupos operativos direcionados aos pacientes e capacitação dos familiares. Os grupos serão conduzidos por meio de técnicas participativas, interativas e acolhedoras, e terão como objetivo estimular o controle da hipertensão pelos pacientes por meio do autocuidado
Informações Adicionais:
CEESF - UFMG