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Intervenção educativa em pacientes com hipertensão arterial sistêmica na área de abrangênica da unidade básica de saúde Itapinoa no municipio de Governador Valadares - Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
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Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, com altos índices de ocorrência no Brasil e no mundo. É considerado um problema de saúde pública. Esta doença merece atenção dos setores de saúde, pois ações de caráter educativo podem contribuir tanto para a prevenção quanto para a qualidade de vida e manutenção da saúde dos hipertensos. A baixa adesão ao tratamento da hipertensão é visto como um desafio para profissionais da atenção básica. Pensando nesta problemática, o objetivo desse trabalho é propor um plano de ação educativo que contribua para una melhor adesão dos usuários ao tratamento da hipertensão na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família Itapinoã em Governador Valadares, Minas Gerais. Inicialmente foi realizado um diagnóstico situacional, pelo método da estimativa rápida, onde se detectou os principais problemas da área e priorizou-se a hipertensão e a baixa adesão dos hipertensos ao tratamento. Também foi feito um levantamento do referencial teórico sobre o tema, em artigos científicos e materiais atualizados acerca da hipertensão, nas seguintes bases de dados SciELO, LILACS e BIREME, incluindo somente artigos publicados entre os anos de 2000 e 2015 para subsidiar a proposta. O passo seguinte foi à elaboração de um plano de ação específico, seguindo o método do Planejamento Estratégico Situacional, para a demanda de atenção à saúde dos hipertensos. Destaca-se a importância de buscar ações conjuntas envolvendo equipe de saúde e usuário hipertenso, para melhor abordagem do assunto e minimização dos agravos da doença
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CEESF - UNIFAL