NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Estado nutricional e sua relação com fatores biológicos, sociais e demográficos de crianças assistidas em creches da Prefeitura do Município de São Paulo
Tipo:
Artigo
Referência:
ZOLLNER, Cristina Carpentieri; FISBERG, Regina Mara . Estado nutricional e sua relação com fatores biológicos, sociais e demográficos de crianças assistidas em creches da Prefeitura do Município de São Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE MATERNO INFANTIL. Recife, v. 6, n. 3, p.319-328, jul./set. 2006.
Descritor(es):
Resumo:
Objetivos: descrever os fatores associados ao estado nutricional de crianças assistidas em creches da Prefeitura do Município de São Paulo. Métodos: foi selecionada amostra probabilística de crianças de 4 a 48 meses (n=556), utilizando procedimento de amostragem por conglomerados. Adotou-se o padrão de referência do National Centre for Health Satistics, para os índices peso/idade, peso/estatura e estatura/idade, considerando-se em déficit nutricional as crianças que apresentaram esses índices dois escores z abaixo do valor mediano da população de referência e sobrepeso com índice peso/estatura dois escores z acima. Foram construídos dois modelos de regressão logística multivariada para identificar quais as variáveis associadas com déficit de estatura e o sobrepeso. Resultados: encontrou-se 5,2% de prevalência de déficit de estatura e 5,0% de sobrepeso. As variáveis números de irmãoes e faixa etária da criança se associaram inversamente com os dois agravos em estudo, onde ter dois ou mais irmãos e idade inferior a dois anos éfator de risco para déficit de estatura e ter dois ou mais irmãoes e idade inferior a cinco anos é fator de proteção para sobrepeso.