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Educação em saúde como estratégia para uma maior adesão ao tratamento pelos pacientes do grupo Hiperdia, em uma equipe de Saúde da Família Limoeiro de Anadia - AL
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
Vários são os problemas diagnosticados nas UBS Chã do Miranda e no Posto Papa Farinha. A má adesão ao tratamento dos pacientes do grupo HIPERDIA foi escolhido como o principal, pois, sem o adequado controle destas morbidades, a qualidade de vida destes usuários é muito prejudicada, levando a vários casos de invalidez de pacientes por complicações destas patologias. Os nós críticos do problema escolhido são muitos: o não entendimento sobre a doença e a importância de se ter um bom controle pressórico e glicêmico; pacientes que não sabem ler (o que dificulta bastante na hora da tomada dos medicamentos); alguns alegam ainda que "não gostam de tomar tanto remédio', e a falta de alguns medicamentos na unidade (captopril, hidrocloriotiazida, furosemida, losartana, metformina, glibenclamida, AAS, sinvastatina entre outros. Estudos demonstram que a hipertensão arterial e o diabetes mellitus, enquadrados como doenças cardiovasculares, são um problema de saúde mundial. Estas patologias são responsáveis por grandes gastos anuais do governo na área de saúde, pois causam várias mortes e deixam milhares de pessoas em condições de invalidez permanente.Realizar um trabalho para a melhora desses índices de adesão torna-se extremamente necessário e imperioso. Neste cenário, surge a educação em saúde e os trabalhos em grupos como agentes transformadores desta realidade
Público Alvo:
Médicos ClínicosMédicos de Família e ComunidadeEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEABSF - UFTM