NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Educação em saúde: uma nova abordagem
Tipo:
Artigo
Referência:
L'ABBATTE, Solange . Educação em saúde: uma nova abordagem. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p.481-490, out./dez. 1994.
Descritor(es):
Resumo:
Este artigo desenvolve reflexao sobre um conjunto de experiencias na area de Educacao em Saude, entendida como campo priviligiado de praticas que ocorrem no nivel das relacoes sociais estabelecidas cotidianamente pelos profissionais de saude, no ambito institucional, envolvendo os diversos atores presentes. Assumindo que e sobretudo por meio dessas praticas que se presta o atendimento de saude ao usuario, torna-se necessario colocar a disposicao do profissional de saude. Capacitacao didatico-pedagogica especifica e a possibilidade de participacao em estrategias, visando ao desenvolvimento do papel profissional. Nesse sentido, as experiencias analisadas apontam para a importancia de se dispor de abordagens teorico-metodologicas adequadas, como a do Psicodrama Pedagogico e da Metodologia Arvoredo, mediante as quais tem sido possivel instrumentalizar os profissionais interessados em aperfeicoar-se nesse campo. Ao mesmo tempo, dados os pressupostos das abordagens referidas, tem sido possivel demonstrar ser imprescindivel adotar postura etica de busca constante da autonomia como pressuposto basico do processo de construcao de sujeitos\cidadaos, sejam eles outros profissionais ou usuarios. Entre as possibilidades trazidas por tal abordagem e os limites da atual constituicao dos servicos de saude, situa-se a proposta em pauta.