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Educação em saúde: promovendo o autocuidado e a melhor compreensão das redes do Sistema Único de Saúde
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
A integralidade no cuidado em saúde pode ser verificada quando se tem o usuário como sujeito ativo que se articula com seu ambiente, seu contexto familiar e a sociedade na qual se insere. Neste cenário, se evidencia a importância da compreensão do modo como o Sistema Único de Saúde brasileiro almeja funcionar, em Redes de Atenção à Saúde (RAS). Tal entendimento pode ser difundido através de ações de educação em saúde, que agem como estratégia integradora de um saber coletivo que manifeste no indivíduo sua autonomia e emancipação no autocuidado, principalmente nas condições crônicas. Com base nisso, o presente o estudo busca propor ações de educação em saúde - através de grupos educativos - como eixo norteador de um pensar crítico e reflexivo, que permita aos usuários do SUS entender o funcionamento correto das redes e tomar boas decisões de saúde para o cuidar de si, e por consequência de sua família e da coletividade.
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEABSF - UFMG