NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Conhecimento, atitudes e práticas de mulheres brasileiras atendidas pela rede básica de saúde com relação às doenças de transmissão sexual
Tipo:
Artigo
Referência:
FERNANDES, Arlete Maria dos Santos et al. Conhecimento, atitudes e práticas de mulheres brasileiras atendidas pela rede básica de saúde com relação às doenças de transmissão sexual. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1 (Supl.), p.s103-s112, 2000.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Resumo:
Nos ultimos anos tem-se observado aumento na prevalencia da infeccao pelo virus da imunodeficiencia humana entre mulheres brasileiras. O objetivo deste estudo foi o de determinar conhecimentos, atitudes e praticas de prevencao com relacao as doencas de transmissao sexual (DST) no que se refere a mulheres atendidas na rede primaria de saude de Campinas, Sao Paulo, para implementar futuras acoes. Entre 249 mulheres aentrevistadas, (10 percentual) disseram usar a camisinha e (7,6 percentual) relataram uso consistente. Apesar de a maioria das mulheres (87,6 por cento) referir a televisao como fonte de informacao, a qualidade desta foi pobre para sensibiliza-las do risco das DST. A totalidade das mulheres expressou confianca no medico. Concluiu-se que as mulheres nao optam pelo uso da camisinha para prevencao de DST/AINDS, utilizando-o, em geral, com a intenca de contracepcao. E preciso implementar a adocao do dialogo informativo a respeito das DST/AIDS durante a consulta e inovar a forma e a qualidade das informacoes, de modo a viabilizar maior aderencia da populacao as praticas do comportamento sexual seguro.