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Avaliação de um programa pedagógico para internos de pediatria em atuação comunitária
Tipo:
Artigo
Referência:
ONSELEN, Lucia Emy Saiki Van; D'ELIA, Gilberto . Avaliação de um programa pedagógico para internos de pediatria em atuação comunitária. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p.192-199, 2006.
Descritor(es):
Resumo:
Objetivo: Avaliar a opinião do interno de Medicina sobre o seu aprendizado e a importancia de ter participado do "Programa de aprendizado medico atraves de visitas domiciliares junto aos agentes comunitarios da regiao de Capuava". Metodo: Estudo quali-quantitativo prospectivo, com avaliacao feita por meio de questionarios de autopreenchimento, relatorios de experiencais relevantes, discussoes abertas e observacao participante. Resultados: Na opiniao dos alunos, a contribuicao da visita domiciliar ao seu conhecimento foi considerada: ruim (2,8%), regular (14,1%), boa (50,7%) e otima (32,5%). Houve contribuica das visitas ao componente afetivo em 91,3%, ao cognitivo em 62% e ao psicomotor em 56,3%. O aspecto positivo mais citado foi o fato de essas visitas mostrarem a realidade da populacao (70,8%); e o mais negativo foi o pequeno tempo de estagio (19,4%). Os internos expressaram suas percepcoes em relacao a comunidade, ao valor do agente comunitario e as falhas do ensino medico tradicional. Conclusoes: Na opiniao dos alunos, as visitas domiciliares contribuiram para seu conhecimento da pratica medica. Essa contribuicao foi mais expressiva no que se refere ao dominio afetivo. As percepcoes sobre a comunidade podem auxiliar na futura atuacao medica.