A eficiência de um programa de reabilitação audiológica em idosos com presbiacusia e seus familiares
Tipo:
Artigo
Referência:
RUSCHEL, Christine Vieira; CARVALHO, Claudia Ribeiro de; GUARINELLO, Ana Cristina . A eficiência de um programa de reabilitação audiológica em idosos com presbiacusia e seus familiares. SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA. Pompéia, v. 12, n. 2, p.95-98, 2007.
Descritor(es):
Métodos de comunicação total, Auxiliares de audição, Saúde do idoso, Presbiacusia/reabilitação, Relações familiares, Reabilitação de deficientes auditivos.
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um programa de treinamento de estrategias de comunicacao para indivIduos idosos, portadores de deficiencia auditiva, usuarios de aparelhos de amplificacao sonora individual e seus familiares. Alem disso, objetivamos verificar a contribuicao da participacao de familiares no processo de reabilitacao audiologica desses sujeitos e promover melhor adaptacao dos mesmos em relacao ao uso do aparelho auditivo. Metodos: fizeram parte da pesquisa 30 individuos com presbiacusia da cidade de Cascavel (PR). A amostra foi dividia em dois grupos, o grupo 1 (grupo controle) foi constituido por 15 individuos que receberam uma unica sessao de orientacao e o grupo 2 (grupo experimental) constituiu-se de 15 idosos que participaram de um programa de reabilitacao fonoaudiologica fracionado em seis sessoes. Resultados: foram encontradas diferencas estatisticamente significativas entre os grupos contrle e experimental, quando comparadas as entrevistas dos pacientes e familiares, em aspectos como: manuseio da protese auditiva, uso do telefone com a protese auditiva e uso do dialogo em ambientes ruidosos. Conclusoes: neste estudo cosntatou-se que os idosos tiveram necessidade de acompanhamento fonoaudiologico apos a adaptacao do aparelho auditivo, pois sozinhos, muitas vezes, nao conseguiam manusear a protese auditiva e utiliza-la de maneira adequada.