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A educação permanente como ferramenta de mudança no cuidado ao portador de distúrbio mental na atenção básica
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
Foi identificada durante a elaboração do diagnóstico situacional, uma alta prevalência de pacientes em sofrimento mental, dificuldade em promover o acompanhamento longitudinal desse usuário na atenção primária e profissionais da saúde com pouco entendimento do que é saúde mental. Os transtornos mentais são manifestações psicológicas associada à algum comprometimento funcional. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, pacientes em crise são assistidos nos Centros de Atenção Psicossocial e, se estáveis, são acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família, que é considerada o campo de intervenção prioritário do paciente em sofrimento, principalmente o portador de transtorno mental. Portanto, este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de intervenção tendo a Educação Permanente em Saúde como ferramenta para a qualificação da equipe multidisciplinar e para o desenvolvimento do acompanhamento longitudinal de pacientes da saúde mental na atenção primária. A metodologia proposta para subsidiar a elaboração do plano de ação foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. O plano de intervenção foi estruturado utilizando os passos do planejamento estratégico situacional. Os resultados do plano de ação estão voltados para as intervenções que garantem a melhoria no atendimento e acompanhamento dos pacientes com transtornos mentais adscritos à unidade básica de saúde Roberto Andrés
Informações Adicionais:
CEGCSF