NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
A contrução da base de dados nacional em Terapia Renal Substitutiva (TRS) centrada no indivíduo: aplicação do linkage determinístico-probabilístico
Tipo:
Artigo
Referência:
CHERCHIGLIA, Mariângela Leal et al. A contrução da base de dados nacional em Terapia Renal Substitutiva (TRS) centrada no indivíduo: aplicação do linkage determinístico-probabilístico . REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO. São Paulo, v. 24, n. 1, p.163-167, jan./jul. 2007.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Resumo:
Os sistema de informacao em saude sao ferramentas fundamentais para subsidiar a tomada de decisoes e auxiliar a organizacao dos servicos, por meio do planejamento das acoes e do acompanhamento e avaliacao dos objetivos propostos. O sistema de saude brasileiro tem larga experiencia com a captura e o uso de informacoes. No entanto, Morais e Gomez (2007) fazem uma reflexao de que os atuais pressupostos, praticas e saberes de informacao e informatica em saude nao mais dao conta da complexidade do processo saude/doenca/cuidado, apontando algumas questoes: a fragmentacao dos individuos entre diversas bases de dados em saude, o que acarreta em perda da historicidade do individuo pleno; e o tratamento de conceito de coletivo como somatorio de individuos (desintegrados) ou de determinados agravos (piores procedimentos realizados) referidos no tempo e lugares de forma estatica, perdendo-se a dinamica temporal e espacial como dimensao essencial no caminhar da vida ou mesmo da trajetoria do paciente pelo sistema de saude (linha de cuidado). O monitoramento das linhas de cuidado da alta complexidade no SUS pode ser desenvolvido a partir do Sistema de Informacao de Procedimentos de Alta Complexidade (Apac), integrante do Sistema de Informacao Ambulatorial (SIA).