NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Pesquisa
Ajuda
Para a utilização básica da pesquisa simples, siga as seguintes recomendações:
  • Utilize termos bem definidos (evite palavras comuns como "e", "de", etc.)
  • A acentuação não importa
  • Utilize "*" (asterisco) entre os termos
  • Exemplos
Pesquisa por:
Resultados da pesquisa por "Terapêutica"
97 registro(s) recuperado(s)
COVAR, Ronina A.; SPAHIN, Joseph D . Treating the wheezing infant. PEDIATRIC CLINICS OF NORTH AMERICA. Philadelphia, v. 50, n. 3, p.631-654, jun. 2003.
IV Diretrizes Brasileiras para o manejo da asma. JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA. São Paulo, v. 32, n. 7 Supl., p.s447-s474, nov. 2006.
PESSOA, Camila Porto et al. Instrumentos utilizados na avaliação do impacto da dor na qualidade de vida de pacientes com dor orofacial e disfunção temporomandibular. REVISTA BAIANA DE SAÚDE PÚBLICA. , v. 31, n. 2, p.269-295,
EDWARDS, Griffith; MARHSALL, E. Jane; COOK, Christopher C. H. . O tratamento do alcoolismo. 292p. Porto Alegre: Artmed, 1995.
KNAPP, Paulo; BERTOLOTE, Jose Manoel . Prevenção da recaída: um manual para pessoas com problemas pelo uso do álcool e das drogas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
PEREIRA, Alexandre Araujo . Diretrizes para abordagem da abstinência alcoólica. ,
GOLDBERG, David P. . Common mental disorders: a bio-social model. London: Routledge, 1992.
KIPS, J. C.; PAUWELS, R. A . Asthma control: where do we fail?. EUROPEAN RESPIRATORY JOURNAL. Copenhagen, v. 16, n. 5, p.797-798, 2000.
GLOBAL INICIATIVE FOR ASTHMA . Global strategy for asthma management and prevention. [s.l.]: [s.n.], 2008. 113p
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS . Recomendações para profilaxia da transmissão vertical do HIV e terapia anti-retroviral em gestantes. Brasilia: Ministério da Saúde, 2006. 89p.
Bexiga hiperativa - [Recurso Eletrônico]
ARRUDA, Raquel Martins . Bexiga hiperativa. , fev. 2006. Disponivel em: http://www.uroginecologia.com.br/index/?q=node/9
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em saúde: dengue, esquistossomose, hanseniase, malária, tracoma e tuberculose. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. 2. ed. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2007. 199p.
NASSAU, Fabrícia Macedo . Uso de medicamentos e assistência de enfermagem ao idosos hipertenso na atenção primária à saúde: uma revisão da literatura. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2009. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
DIAS, Miguel Nei Santiago . O enfrentamento da problemática do câncer de mama na Estratégia de Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Conselheiro Lafaiete, 2009. 46f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
MORENO, Marília Lopes . O papel do enfermeiro na abordagem do câncer de mama na Estratégia de Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2010. 52f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
SANTOS, José Ernesto; GUIMARÃES, Armênio Costa; DIAMENT, Jayme . Consenso brasileiro sobre dislipidemias: detecção, avaliação e tratamento. ARQUIVOS BRASILEIROS DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. São Paulo, v. 43, n. 4, p.287-305, ago 1999.
COUTO, Alcimar Marcelo do . Adesão dos diabéticos ao tratamento não medicamentoso: um desafio para o PSF Rosário de Bom Despacho - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2010. 84f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
LOPES, Kelly Menezes . Baixa adesão ao tratamento anti-hipertensivo - uma revisão teórica. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Janaúba, 2010. 35f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
SOUSA, Débora Tiso e . Tabagismo: a estruturação da equipe multidisciplinar como diferencial no tratamento do tabagista. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2010. 37f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
MOREIRA, Flávia Maione Moreira . Plano de ação para detecção precoce e adesão ao tratamento da Hanseníase no município de Nova Belém, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2010. 27f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
DANTAS, André Oliveira . Hipertensão arterial no idoso: fatores dificultadores para a adesão ao tratamento medicamentoso. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2011. 31f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CEFALÉIA . Recomendações para o tratamento profilático da migrânea: consenso da Sociedade Brasileira de Cefaléia. ARQUIVOS DE NEUROPSIQUIATRIA. São Paulo, v. 60, n. 1, p.159-169, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde . Adesão ao tratamento antirretroviral no Brasil: coletânea de estudos do Projeto Atar. Brasília, 2010. 408p.
REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - FM/UFMG, v. 19, n. 1, jan./mar. 2009. Disponivel em: http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmmg/issue/view/8/showToc
REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - FM/UFMG, v. 20, n. 2, abr./jun. 2010. Disponivel em: http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmmg/issue/view/29/showToc
GOMES, Víctor César Henriques . Exercício físico: uma proposta de tratamento a pacientes portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Lagoa Santa, 2011. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Quinoterapia - [Livro]
QUINO . Quinoterapia. São Paulo: L&PM, 1988. 64p.
SILVA, Ana Karine da . Refluxo gastroesofágico em bebês: uma proposta de intervenção na estratégia saúde da família . Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2012. 31f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
MACIEL, Edivânia Aparecida Moreira . A não adesão ao tratamento de hipertensão por pacientes trabalhadores. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Brumadinho, 2012. 49f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVA, Luiza Marilac da . Perfil dos portadores de diabetes residentes no território da Unidade Básica de Saúde Kobu. Gouveia-Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Corinto, 2012. 27f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
IGUCHI, Nelson Yuzo . Adesão ao tratamento e controle da hipertensão arterial: considerações a partir de revisão bibliográfica. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2013. 47f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
AGUIAR, Filipe Hailton Alves . Estímulo à adesão terapêutica anti-hipertensiva em uma unidade da Estratégia Saúde da Família de Senador Firmino - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Conselheiro Lafaiete, 2013. 21f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVEIRA, Anderson Klem . Hipertensão arterial não controlada: intervindo além das receitas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2014. 28f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
VIANA, Igor André Cevallos . Fatores de risco modificáveis para o controle da hipertensão arterial: como orientar os usuários de um Programa Saúde da Família do norte de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2014. 34f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SOARES, Alana Naiara Araújo . Prevenção, controle e tratamento da esquitossomose no PSF Candeias no município de Setubinha - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2014. 26f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
UHEBE, Ludmila Quintão . Projeto de intervenção para conscientização e mudança de hábitos de vida dos pacientes hipertensos e pré-hipertensos, com idade superior a 50 anos, no distrito de São José do Triunfo.. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2014. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
ROCHA, Letícia Campos . Otimização de terapêutica aplicada em pacientes com diabetes mellitus cadastrados na Estratégia Saúde da Família Vila Sion, Montes Claros - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2014. 28f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
PINTO, Marcela Moura . Saúde mental na atenção primária: abordagem do uso abusivo de psicofármacos. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2014. 57f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
FREITAS, Cíntia de Jesus Nascimento . Tuberculose e fatores associados ao abandono do tratamento: revisão da literatura e proposta de plano de ação para o distrito sanitário leste no município de Belo Horizonte - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Lagoa Santa, 2013. 30f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
VALADARES JUNIOR, Ayrthon Neves . Tabagismo: o desafio da conscientização e cessação do tabaco no PSF Manoel Jaci Torquato em Morada Nova de Minas - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Sete Lagoas, 2014. 22f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
REIS, Bruna Oliveira . Fatores de risco de hipertensão arterial sistêmica na terceira idade. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2014. 39f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
MIRON, Irene Caroline Matos Nardy . Plano de intervenção para impactar a não adesão ao tratamento da hipertensão arterial no PSF de Arantina - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Conselheiro Lafaiete, 2015. 39f.
DIAS, Helder Carlos de Jesus . Plano de intervenção para uma adesão adequada ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na UBS José Adamor Costa Junior do município de Colônia Leopoldina. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Maceió, 2014. 15f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SOUZA, Luciana Borges de . Projeto de intervenção para hipertensos da área rural de Patos de Minas - MG. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Uberaba, 2013. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVA, Luiz Gustavo Omena Barbosa . Adesão ao tratamento dos pacientes hipertensos em uma Unidade Básica de Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Maceió, 2014. 20f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
GONÇALVES, Marília de Morais . Adesão ao tratamento da hipertensão arterial: possibilidade de adequação da realidade situacional de uma unidade de saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Araguari, 2014. 39f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SERVATO, Nathalia de Melo . Hipertensão arterial: caminhos para adesão ao tratamento. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Uberaba, 2014. 23f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
COSTA, Artur Henrique Diniz . Proposta de melhorias na abordagem dos pacientes com hipertensão arterial no município de Inconfidentes - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2014. 37f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
RIDOLFI, Bárbara de Souza . Mapa de soluções da Estratégia Saúde da Família Caminhando com a Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipuiuna, 2014. 54f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
BALDONI, Thaís Rodrigues . Baixa adesão ao processo de tratamento da hipertensão arterial na Unidade Básica de Saúde Santa Maria, em Ilicínea - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ilicínea, 2014. 36f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
MELO, Giane Beatriz Amaral . A crescente utilização de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos em Santana do Jacaré. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2014. 32f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SOUSA, Ana Cecília Cardoso . Fatores que interferem na adesão ao tratamento de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2014. 26f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
LEAL, Diego Andrade . Terapia comunitária como estratégia de promoção à saúde na UBS Pacheco em Ponte Nova, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ponte Nova, 2015. 40f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
MUNIZ, Lorena Angelo . Adesão ao tratamento e controle da hipertensão arterial: proposta de intervenção. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Uberaba, 2015. 32f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVA, Mirelle Ferreira . As principais causas do controle inadequado da pressão arterial na população do PSF Alvorada em Carmo do Paranaíba-MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2015. 38f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
TEIXEIRA, Diógenes Dias . Plano de intervenção para melhoria do controle da pressão arterial nos pacientes hipertensos do PSF Santo Antônio - Mariana/MG. Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Belo Horizonte, 2015. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
TOLEDO, Guilherme Randolpho . Plano de intervenção para otimizar a adesão ao tratamento de hipertensos da unidade básica de saúde de Mar de Espanha-Equipe Sesquicentenária Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2015. 24 f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
RIBEIRO, Guilherme Gomes . Redução de níveis pressórios e glicêmicos persistentemente elevados na Unidade de Saúde PAC5 São Paulo em Governador Valadares-MG: projeto de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2015. 43 f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
PEREIRA, Ivana Maria Onofri . Adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na Estratégia Saúde da Família Vila Gabriel Passos. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2015. 38 f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
CAMARGOS, Ana Flávia Faria de . Adesão às medidas não medicamentosas no tratamento do diabetes mellitus. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2014. 42f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
SILVA, Juliana Fontes . Intervenção em saúde aos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus pela ESF São Pedro 1 em Governador Valadares - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2014. 22f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
BORGES, Thaís Cândida . Adesão ao tratamento dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica residentes na área de abrangência da equipe estratégia saúde da família São Sebastião, Iapú-MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ipatinga, 2015. 38f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
ANDRADE, Pryscilla Cândida . Intervenção sobre o tratamento da hipertensão arterial sistêmica na Equipe de Saúde da Família Parque São João em Contagem - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2015. 39f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
ARANHA, Cristiana Borges Fortes . Diabete mellitus: o vínculo da equipe de saúde da família Alvorada com o território, como estratégia para aumentar a adesão ao tratamento. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2016. 22f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
PEREZ, Erik Michel Lara . Diabetes mellitus: plano de ação para diminuir a prevalência e melhorar a adesão dos diabéticos ao tratamento no PSF Santa Marta no município de Bom Despacho/MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2016. 44f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
DIÉGUEZ, Gerardo Sosa . Hipertensão arterial sistêmica: plano de ação para diminuir a prevalência e melhorar a adesão dos hipertensos ao tratamento no município do interior de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2016. 44f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
FERNANDEZ, Rolando Cardenas . Plano de intervenção educativa para modificar os fatores de risco da hipertensão arterial sistêmica na equipe Vila Arquelau no município de Uberaba. Uberaba, 2016. 23f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
LEYVA, Eugenio Roberto Toranzo . Plano de ação para modificar fatores de risco de complicações renais em pacientes diabéticos de um PSF do municipio São João Del Rei-MG. Juiz de Fora, 2016. 18f.
NORIEGA, Katiuska Quintero . Projeto de intervenção para prevenção de complicações da hipertensão arterial na área de abrangência da ESF "São Raimundo", Governador Valadares/MG 2014 - 2015. Governador Valadares, 2016. 26f.
OSORIA, Luz Milagros Fernandez . Redução de hipertensos idosos descontrolados na população da equipe do município de Barra Longa, Minas Gerais. Juiz de Fora, 2016. 36f.
PEREZ, Marleny Rodriguez . Elaboração de um projeto de intervenção para melhorar a adesão dos pacientes ao tratamento e medicamentos usados pelos usuarios com depressão maior da equipe do PSF Geraldo Alves da Silva no municipio de Virgolandia/MG. Governador Valadares, 2016. 27f.
MANSO, Miriam Rodriguez . Baixa adesão ao tratamento medicamentoso em pacientes com hipertensão arterial sistêmica: Proposta de intervenção. Uberlândia, 2016. 29f.
CABRERA, Zoe Castillo . Adesão de portadores de depressão ao tratamento: Uma proposta em estratégia saúde da família. Montes Claros, 2016. 20f.
VILLASOL, Kirenia Yero . Projeto de intervenção para controle das doenças crônicas: Diabetes mellitus e hipertensão arterial com uso incorreto de medicamentos na unidade básica de saúde da família Pedra do Sino, no município de Carandaí / Minas Gerais. Juiz de Fora, 2016. 52f.
HERNANDEZ, Daniel Hernandez . Projeto de intervenção: Educação da população para prevenção de infecções respiratórias agudas em crianças de 0-14 anos. Sete Lagoas, 2016. 42f.
SOARES, Wesley da Cruz . Adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Belo Horizonte, 2016. 36f.
SANTOS, Rodrigo Souza . Plano de ação para controle da pressão arterial sistêmica em pacientes idosos com hipertensão crônica da UBS Jardim Profeta,Congonhas-MG. Belo Horizonte, 2016. 30f.
PEREIRA, Manoel Machado . Abordagem de usuários dislipidêmicos em programa saúde da família. Sete Lagoas, 2016. 23f.
A pesquisa realizada na área de abrangência da ESF "Caminhando Com a Saúde" partiu do pressuposto que, apesar das várias divulgações a respeito da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), as pessoas com essa enfermidade ainda apresentam sérias dificuldades em lidar com a mesma, sendo tais dificuldades decorrentes de questões culturais e sociais. Assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar projeto de intervenção para melhor adesão ao tratamento de hipertensão na equipe do Programa de Saúde da Família do Município de Ipuiuna/MG. Para elaboração da proposta de intervenção foram realizadas ações em três etapas: diagnóstico situacional, revisão bibliográfica e elaboração do plano de ação. O presente estudo apresenta, em sua primeira parte, um histórico sobre a HAS, seus fatores de risco, o tratamento e a responsabilidade da equipe de saúde; em sua segunda parte expõe a metodologia da pesquisa e na terceira parte, situa a HAS dentro da área de abrangência da ESF "Caminhando Com a Saúde". Através desta pesquisa, observamos ainda que o controle da pressão arterial não se relaciona apenas aos hábitos de vida saudável do paciente e seu tratamento medicamentoso, mas também com a conscientização sobre a enfermidade e às morbidades relacionadas. Deve-se enfatizar o trabalho de conscientização e de orientação do uso correto de medicações conforme prescrição, desenvolvida pela ESF "Caminhando Com a Saúde" e da importância da consulta trimestral - [Trabalho de Conclusão de Curso]
SOLER, Angela Simon . A pesquisa realizada na área de abrangência da ESF "Caminhando Com a Saúde" partiu do pressuposto que, apesar das várias divulgações a respeito da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), as pessoas com essa enfermidade ainda apresentam sérias dificuldades em lidar com a mesma, sendo tais dificuldades decorrentes de questões culturais e sociais. Assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar projeto de intervenção para melhor adesão ao tratamento de hipertensão na equipe do Programa de Saúde da Família do Município de Ipuiuna/MG. Para elaboração da proposta de intervenção foram realizadas ações em três etapas: diagnóstico situacional, revisão bibliográfica e elaboração do plano de ação. O presente estudo apresenta, em sua primeira parte, um histórico sobre a HAS, seus fatores de risco, o tratamento e a responsabilidade da equipe de saúde; em sua segunda parte expõe a metodologia da pesquisa e na terceira parte, situa a HAS dentro da área de abrangência da ESF "Caminhando Com a Saúde". Através desta pesquisa, observamos ainda que o controle da pressão arterial não se relaciona apenas aos hábitos de vida saudável do paciente e seu tratamento medicamentoso, mas também com a conscientização sobre a enfermidade e às morbidades relacionadas. Deve-se enfatizar o trabalho de conscientização e de orientação do uso correto de medicações conforme prescrição, desenvolvida pela ESF "Caminhando Com a Saúde" e da importância da consulta trimestral. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2016. 33f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
RODRIGUEZ, Idalmis Rivero . Proposta para melhoria da adesão ao tratamento em hipertensos em uma Unidade de Saúde da Família no município de Craíbas - AL. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maiceió, 2015. 32f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
FONSECA, Alessandra Atalla da . Plano de ação para maior adesão dos diabéticos tipo 2 da área de abrangência do centro de saúde Califórnia nas aulas da academia da cidade Califórnia. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2016. 41f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
ALMEIDA, Adriana . Ações de saúde para diminuir a incidência de hipertensão arterial na área de abrangência da UBS central do município de Manga-MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Manga, 2016. 35f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
TORRES, Yoandra Perodin . Plano de intervenção para adesão terapêutica dos pacientes com depressão maior na Unidade Básica de Saúde Coroaci - MG 2015. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2016. 32f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
MORA, Yordanys Sans . Projeto de intervenção visando ampliar adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistémica, na ESF de um município da Zona da Mata - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Ubá, 2016. 37f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
HERNANDEZ, Yasnelys Satorres . Projeto de intervenção para redução do número de hipertensos na área de abrangência do PSF Neves no município de Araçuai. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2016. 44f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
SILVA, Carlos Henrique Monteiro da . Fatores causais de baixa adesão ao tratamento em pacientes diabéticos na Unidade Básica de Saúde José Bernardes Neto em Maceió-Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2017. 25f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
MARIANO, Rodrigo Aurélio . Educação em saúde e tratamento da esquistossomose no distrito de Palmital dos Carvalhos, município de Senhora dos Remédios/Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2017. 30f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
SILVA, Alexandre Ernesto et. al. Cuidado paliativo em atenção domiciliar. Belo Horizonte: NESCON/UFMG, 2018. 145p.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
LIMA, Lucilene Gomes Ferreira . O controle humanizado da hipertensão arterial sistêmica em idosos atendidos pela equipe de Estratégia de Saúde da Família Sagrada Família II, do município de São Francisco. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018. 36f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SOUSA, Bárbara Menezes . Projeto de intervenção: controle do diabetes mellitus tipo II na população da área de abrangência da equipe 11. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2018. 30f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
RIVERO, Lizandra Lopez . Adesão ao tratamento medicamentos pelos hipertensos na Estratégia de Saúde da Familia Neolândia em Itapecerica - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2018. 40f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
CANGUSSU, Alberto Costa Neves . Hipertensão arterial sistêmica na Estratégia Saúde da Família Sagrada Família: um projeto de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018. 29f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
OLIVEIRA, Glaucio Kenio de . Projeto de intervenção para acompanhamento e controle da hipertensão arterial sistêmica na Unidade Básica de Saúde Joana D'arc, Lagoa Santa, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2019. 27f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
CARDOSO, José Alcides Gotardi . Projeto de intervenção para controle da hipertensão arterial sistêmica na Estrátegia de Saúde da Família Tanque em Januária-Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2018. 26f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).