NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Pesquisa
Ajuda
Para a utilização básica da pesquisa simples, siga as seguintes recomendações:
  • Utilize termos bem definidos (evite palavras comuns como "e", "de", etc.)
  • A acentuação não importa
  • Utilize "*" (asterisco) entre os termos
  • Exemplos
Pesquisa por:
Resultados da pesquisa por "Familia"
54 registro(s) recuperado(s)
COLVERO, Luciana de Almeida . Família e doença mental: a difícil convivência com a diferença. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 38, n. 2, p.197-205, 2004.
WERNET, Monika; ANGELO, Margareth . Mobilizando-se para a família: dando um novo sentido à família e ao cuidar. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 37, n. 1, p.19-25, 2003.
Angelo, Margareth . Abrir-se para a família: superando desafios. FAMÍLIA, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO. Curitiba, v. 1, n. 1/2, p.7-14, 1999.
FLORIANI, Ciro Augusto; SCHRAMM, Fermin Roland . Atendimento domiciliar ao idoso: problema ou solução?. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p.986-994, jul./ago. 2004.
ANGELO, Margareth . Com a família em tempos difíceis - uma perspectiva de enfermagem. São Paulo, 1997. 117f. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem .
BIELEMANN, Valquiria de Lourdes Machado . A família cuidando do ser humano com câncer e sentindo a experiência. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Brasília, DF, p.133-137, mar./ 2003.
BOUSSO, Regina Szylit; ANGELO, Margareth . Genograma e ecomapa: instrumentos para pesquisas qualitativas em famílias. Congresso Internacional Pesquisando a FamíliaAnais. Florianópolis, 2002.
O moderno e o arcaico na família de classe médica brasileira. In: ____________. Uma nova família? O moderno e o arcaico na família de classe média brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
FRIEDEMANN, M. L. . The concept of familiy nursing. JOURNAL OF ADVANCED NURSING. , v. 14, n. 3, p.211-216, 1989.
GILLISS, C. L. . Family nursing resing, theory and practice. JOURNAL OF NURSING SCHOLARSHIP. , v. 23, n. 1, p.19-22, 1991.
MURPHY, S. . Family study and nursing research. JOURNAL OF NURSING SCOLARSHIP. , v. 18, n. 4, p.170-174, 1986.
PEPIN, J. I. . Family caring and caring in nursing. JOURNAL OF NURSING SCHOLARSHIP. , v. 24, n. 2, p.127-131, 1992.
PETTENGILL, Myriam Aparecida Mandetta . Vulnerabilidade da família: desenvolvimento do conceito. São Paulo, 2003. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem .
PETTENGILL, Myriam Aparecida Mandetta; ANGELO, Margrareth . Desenvolvendo conceitos específicos para família em saúde: apresentação de uma metodologia. In: Anais. Congresso Internacional Pesquisando a Família. Florianópolis, 188p., 2002.
Autoridade e poder na família - [Capitulo de Livro]
ROMANELLI, G. . Autoridade e poder na família. In: FALCÃO, Maria do Carmo. A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 122p.,
VITALE, Maria Amalia Faller . In: FALCÃO, Maria do Carmo. Socialização e família: uma análise intergeracional. Porto Alegre: Artmed, 1999.
QUEIROZ, Maria Veraci; JORGE, Maria Salete . Estratégias de educação em saúde e a qualidade do cuidar e ensinar em Pediatria: a interação, o vínculo e a confiança no discursos dos profissionais. INTERFACE - COMUNICAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Botucatu, v. 9, n. 18, p.117-130, jan./jun. 2006.
Jorge, Maria Salete Bessa . Representações sociais das famílias e dos usuários sobre participação de pessoas com transtorno mental.. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 42, n. 1, p.135-142, 2008.
SARAIVA, Klivia Regina de et al. O processo de viver do familiar cuidador na adesão do usuário hipertenso ao tratamento. TEXTO E CONTEXTO ENFERMAGEM. Florianópolis, v. 16 , n. 1, p.63-70 , jan./mar. 2005.
MONTICELLI, Marisa; BOEHS, Astrid Eggert . A família na unidade de internação hospitalar: entre o informal e o instituído. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. Sao Paulo, v. 41, n. 3, p.468-477, 2007.
KLASSMANN, Jaciane . Experiência de mães de crianças com leucemia: sentimentos acerca do cuidado domiciliar. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 42, n. 2, p.321-330, 2008.
TULIO, Elaine Cristina; STEFANELLI, Maguida Costa; CENTA, Maria de Lourdes . Vivenciando a visita domiciliar apesar de tudo. FAMÍLIA, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO. Curitiba, v. 2, n. 2, p.71-79, jul./dez. 2000.
MANFRINI, Daniele Beatriz . Famílias chefiadas por mulheres e demandas de políticas públicas. Santa Catarina: [s.n], 7p.
ASSUNCAO, Luiza Maria de; FERREIRA, Ricardo Vicente . A rede familiar como empreendimento coletivo na estratégia de sobrevivência de uma migrante: um estudo de caso. Caxambú: [s.n], 21p., set. 2006.
EGRY, Emiko Yoshikawa; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da . A família, a visita domiciliária e a enfermagem: revisitando o processo de trabalho da enfermagem em saúde coletiva. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 34, n. 3, p.233-239, set. 2000.
BATISTA, Ana Cristina Pedroso . A família como uma estratégia social na promoção da saúde bucal infantil. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Conselheiro Lafaiete, 2009. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
GONÇALVES, Liana Sousa Vasconcelos . A família e o portador de transtorno mental: estabelecendo um vínculo para a reinserção à sociedade. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Manhuaçu, 2010. 28f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
FONSECA, Cláudia . Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. SAÚDE E SOCIEDADE. São Paulo, v. 14, n. 2, p.50-59, maio-ago. 2005.
CHAPADEIRO, Cibele Alves; ANDRADE, Helga Yuri Silva Okano; ARAÚJO, Maria Rizoneide Negreiros de . A família como foco da Atenção Básica à Saúde. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2012. 94p.
MENEZES, Joyceane Bezerra de . A família na constituição federal de 1988 - uma instituição plural e atenta aos direitos de personalidade. NEJ. Itajaí, v. 13, n. 1, jan-jun 2008.
CECAGNO, Susana; SOUZA, Maiquel Danzer de; JARDIM, Vanda Maria da Rosa . Compreendendo o contexto familiar no processo saúde-doença. Acta Scientiarum. Healh Sciences. Maringá, v. 26, n. 1, p.107-112, 2004.
LARA, Francislaine dos Santos . Dificuldades no cuidado com o idoso no ambiente familiar: um estudo bibliográfico. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2011. 36f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
RIBEIRO, Cléris Ferreira . Doença de Alzheimer: a principal causa de demência nos idosos e seus impactos na vida dos familiares e cuidadores. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2010. 60f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
CALVETE, Flávio . Os fármacos mais utilizados pela população idosa hipertensa na equipe de saúde da família de Correntinho no município de Guanhães. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2009. 31 f.
MARQUES, Aline de Sousa . A atuação da enfermeira frente à prevenção e tratamento do câncer de mama em uma equipe de saúde da família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Conselheiro Lafaiete, 2011. 31f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
ALMEIDA, Micheli Aparecida Brandes de . A insuficiência familiar no cuidado ao idoso e seus reflexos na Atenção Primária a Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2013. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
LEMOS, Reyges Vinicius Souza . Adolescentes com Síndrome de Down: A sexualidade no contexto familiar. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2010. 41f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
ARAÚJO, Noé D'Jalma . Gravidez na adolescência: um olhar diferenciado sobre a gestante e a família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2013. 39f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVEIRA, Aline Danielle da . Controle da gravidez na adolescência: plano de ação da Equipe de Saúde da Família do município de Barroso - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2013. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
BASTOS, Ana Cecília de Souza; TRAD, Leny A. Bonfim . A família enquanto contexto de desenvolvimento humano: implicações para a investigação em saúde. Ciências & Saúde Coletiva. , v. 3, n. 1, 106-115, 1998.
RIBEIRO, Débora Helena . Discutindo a comunicação como ação de aproximação do profissional enfermeiro com a família do usuário. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2010. 39f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
CORRÊA, E. J. et al. Álbum de família - Genograma: um instrumento para a atenção primária à saúde e estudos de famílias. In: GUSMÃO, C. M. G. et al. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. 22. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, p. 102 - 123, 2014.
SOUZA, Rodrigo Wilson de . O uso do genograma e a classificação de risco de famílias de alto risco de uma Estratégia de saúde da família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2011. 26f.
CRUZ, Maria Jesus Barreto . Uso de drogas entre os jovens e adolescentes - da curiosidade à dependência. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Diamantina, 2013. 33f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Repercussões do alcoolismo no ambiente familiar - [Trabalho de Conclusão de Curso]
FREITAS, Maria José Tempesta . Repercussões do alcoolismo no ambiente familiar. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2012. 35f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
REYES, Marlenis Dieguez . Qualidade de vida em saúde mental: cuidados primários de saúde na Unidade Básica de Saúde 'Vila Cristina" município de Betim - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Betim, 2015. 37f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVA, Débora Luiza . Abordagem dos transtornos de humor em familiares de usuários de alcoól e drogas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2015. 26f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
CASTILLO, Leyanes Gamez . Alta incidência da gravidez na adolescência - uma proposta de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Sete Lagoas, 2016. 39f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
CHAPADEIRO, Cibele Alves; ANDRADE, Helga Yuri Silva Okano; ARAÚJO, Maria Rizoneide Negreiros de . A família como foco da Atenção Básica à Saúde. 2. ed. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2017. 86p.
TENÓRIO, Marcelo Jorge Correia . Gravidez na adolescência: uma questão de prevenção da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Antônio Garrote da Silva do Município de Estrela de Alagoas - Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2018. 42f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).