NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Pesquisa
Ajuda
Para a utilização básica da pesquisa simples, siga as seguintes recomendações:
  • Utilize termos bem definidos (evite palavras comuns como "e", "de", etc.)
  • A acentuação não importa
  • Utilize "*" (asterisco) entre os termos
  • Exemplos
Pesquisa por:
Resultados da pesquisa por "Atenção à saúde"
64 registro(s) recuperado(s)
IV Diretrizes Brasileiras para o manejo da asma. JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA. São Paulo, v. 32, n. 7 Supl., p.s447-s474, nov. 2006.
DIAS, Elizabeth Costa; HOEFEL, Maria da Graca . O desafio de implementar as ações de saúde do trabalhador no SUS: a estratégia da RENAST. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p.817-827, out./dez. 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde . Avaliar e classificar a criança de 2 meses a 5 anos de idade: módulo 2. Brasília: Ministério da Saúde, v. 2 ed. rev., 2003. 127p.
BRASIL. Ministério da Saúde . AIDPI - Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na Infância: curso de capacitação: atenção à crianca de 1 semana a 2 meses de idade: módulo 6. Brasília: Ministério da Saúde, v. 2. ed. rev., 2003. 52p.
CAMPOS, Gastao Wagner de Sousa . Reforma política e sanitária: a sustentabilidade do SUS em questão?. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p.301-306, 2007.
VIANA, Ana Luiza d'Avila et al. Mudanças significativas no processo de descentralização do sistema de saúde no Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 18, n. Supl., p.139-151, 2002.
SILVA, Martinho Braga Batista e . Atenção psicossocial e gestão de populações: sobre os discursos e as práticas em torno da responsabilidade no campo da saúde mental. PHYSIS: REVISTA DE SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p.127-150, 2005.
GOMES, Marcia Constancia Pinto Aderne; PINHEIRO, Roseni . Acolhimento e vínculo: práticas de integralidade na gestão do cuidado em saúde em grandes centros urbanos. INTERFACE - COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Botucatu, v. 9, n. 17, p.287-301, mar./ago. 2005.
RIBEIRO, M. S . Ferramentas para descomplicar a atenção em saúde mental. Juiz de Fora: UFJF, 2007. 294p
BEZERRA, Junior B . De médico, de louco e de todo mundo um pouco: o campo psiquiátrico no Brasil dos anos oitenta. In: GUIMARAES, Reinaldo; TAVARES, Ricardo A. W.. Saúde e sociedade no Brasil dos anos 80. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p.171-191, 1994.
ABRANTES PEGO, Raquel; ALMEIDA, Celia . Teoría y práctica de las reformas en los sistemas de salud: los casos de Brasil y México. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p.971-989, jul./ago. 2002.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Grupos operativos. Belo Horizonte, outubro 2008. Windows Media Player (1.28 min.).
Visita domiciliar. , setembro 2008. Windows Media Player (0.43 min.).
LITVAK, Jorge . El envejecimiento de la población: un desafio que va más allá del ano 2000. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana. , v. 109, n. 1, p.1-5, 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde . Guia prático do cuidador. Brasilia: Ministério da Saúde, 2008. 64p.
BRASIL. Ministério da Saúde; Universidade Federal Fluminense; Organização Pan-Americana de Saúde . Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde. Belo Horizonte, 2006. Windows Media Player (37 min.).
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde . Linha guia de atenção a saúde: dengue. Belo Horizonte: SAS/MG, mar. 2009. 104p..
BRASIL. Ministério da Saúde . Portaria nº 2.439/GM de 8 de dezembro de 2005. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 9 dez 2005. Seção 1, p.80-81
Acolhimento: um processo em construção - [Trabalho de Conclusão de Curso]
FERREIRA, Giovanna Martins . Acolhimento: um processo em construção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Corinto, 2009. 39f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
MENDES, Eugênio Vilaça . A modelagem das redes de atenção à saúde. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 2006. Disponivel em: http://www.saude.sc.gov.br/PSF/Textos/oficina_atencao_saude/A%20MODELAGEM%20DAS%20REDES%20DE%20ATEN%C3%87%C3%83O%20%C3%80%20SA%C3%9ADE.pdf
SANTANA, Alyne Dayene Alves . A saúde mental na perspectiva da Estratégia Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Uberaba, 2010. 36f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
DIAS, Daniele Guimarães . A prática de atividades físicas na promoção da saúde física e mental dos idosos do município de Moeda/MG: uma proposta de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Conselheiro Lafaiete, 2010. 24f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
Programas de saúde bucal para idosos no SUS - [Trabalho de Conclusão de Curso]
SILVA, Dnyelson Souza . Programas de saúde bucal para idosos no SUS. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Jaraguá do Sul, 2010. 24f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
MOTA, Priscyla de Paula . O acolhimento como ferramenta estratégica para a reorganização do processo de trabalho no Programa de Saúde da Família: relato de experiência. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Formiga, 2009. 27f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
Portaria nº 44, de 3 de janeiro de 2002 - [Documentação Jurídica]
BRASIL. Ministério da Saúde . Portaria nº 44, de 3 de janeiro de 2002. Brasília, v. 139, n. 5, jan 2002. Seção 1, p.77
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística . Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílos: um panorama da saúde no Brasil: acesso e utilização dos serviços, condições de saúde e fatores de risco e proteção à saúde 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. 245p.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde . O sistema de saúde em Minas Gerais. Atenção ao pré-natal, parto e puerpério. , 2009. Disponivel em: http://www3.senacnet.com.br/portal/portalminas/FLV/viasaude/teste.php?categoria=0&aula=0&filme=1
CUNHA, Cristiana Cândida Martins . Plano de capacitação em saúde mental para profissionais da Atenção Primária de Machado-MG: um olhar para as Redes de Atenção à Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Alfenas, 2014. 49f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
BARCELLOS, Christovam . A geografia e o contexto dos problemas de saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; ICICT; EPSJV, 2008. 384p.
MACIEl, Edson Vitor . Avaliação das condições de vida dos idosos na pós-aposentadoria: uma revisão de literatura. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2011. 26f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
ALVES, Eliane Cristina . A importância do crescimento e desenvolvimento infantil pela equipe de saúde da família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Araçuaí, 2011. 26f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
AZEVEDO, Christiane da Silva . Ações de promoção voltadas para a redução da gravidez na adolescência na área de abrangência do PSF Fátima II -Sabará- Mg. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Lagoa Santa, 2012. 74f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Queda no idoso: uma abordagem multicausal - [Trabalho de Conclusão de Curso]
GUIMARÃES, Renato Vinícius Alves . Queda no idoso: uma abordagem multicausal. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Pompéu, 2013. 29f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
SILVA, Kênia Lara [et al.]. Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2013. 87p.
BORGES, Eline Lima [et al.]. Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2013. 129p.
BATISTA, Raquel Daione . As redes de atenção em saúde: interfaces entre o saber e agir na Atenção Primária de Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Corinto, 2014. 42f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas . Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 131p.
CAPANEMA, Fernanda Aparecida Valadares . Plano de ação: redução da baixa adesão de acompanhamento de crianças de 0 a 2 anos de idade à puericultura. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Pompéu, 2014. 28f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
MILO, Alana Zumba . Hipertensão arterial sistêmica: plano de intervenção para a Equipe II da unidade de saúde da família do Planalto em Montes Claros - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2014. 26f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
GONZALEZ, Lisette Pupo . Projeto de intervenção para diminuir o número de casos novos de hipertensos em Vila Acari no município de Pintópolis - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2015. 45f.
NETO, Alcindor Teodoro de Rezende . Contribuições para Política Municipal de Atenção à Saúde da população adulta em situação de privação de liberdade do município de Belo Horizonte - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2011. 19f.
VALLE, Endy Puff Mendes do . Sistematização de registros da situação de saúde ao nível de agentes comunitários de saúde para acompanhamento de pacientes na atenção básica/ESF. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Lagoa Santa, 2014. 43f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
BANDEIRA, Leandro de Jesus Santos . Linha guia de atenção à saúde do idoso: uma estratégia para organizar a assistência na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família Industrial 01, no município de Pirapora - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Corinto, 2013. 51f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
CHAVES, Rogéria Regina Gomes . Proposta de intervenção: acolhimento como base da atenção à saúde no município de Santo Antônio do Jacinto - MG. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2013. 25f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
VERANES, Israel Hernandez . Melhoria da Atençao à saúde dos diabéticos e hipertensos em Estratégia Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2015. 18f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
ESCALONA, Maikel Oscar Arias . Acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas: uma proposta de intervenção. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Teófilo Otoni, 2016. 24f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
MARTIN, Rotvanel Carmona . Projeto de intervenção para melhorar o controle da hipertensão arterial sistêmica no município de Jequitaí. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2016. 24f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
SILVEIRA, Wagner Arruda . Proposta de intervenção multidisciplinar na Atenção ao portador de hipertensão arterial sistêmica que frequenta a Unidade Básica de Saúde Parque Recreio, Contagem - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2015. 36f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
SILVA, Amanda Sousa . Organização da agenda na Unidade Básica de Saúde Jardim dos Pescadores em Três Marias - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Sete Lagoas, 2016. 31f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
CANTUÁRIA, Guilherme Fernandes . Fragmentação de conhecimento dos pacientes diabéticos acerca de sua doença na área de abrangência da Equipe da Família Heliodora Feliz do município de Heliodora - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Campos Gerais, 2015. 39f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
HUBNER, Bruno de Almeida . Fluxo de atendimento interno e externo na Unidade Básica de Saúde: organização do fluxo de atendimento para melhor atender a demanda. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2015. 29f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
DIAS, Silveira Gomes . Plano de ação para diminuição da incidência da gravidez na adolescencia na UBS Vida Nova no município de Cristalia/MG. Montes Claros, 2016. 37f.
SILVA, Kênia Lara [et al.]. Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2017. 95p.
BORGES, Eline Lima [et al.]. Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2017. 129p.
SILVA, Aline Ferreira da . A utilização abusiva e indiscriminada dos psicofármacos na estratégia saúde da família na zona rural do município de Limoeiro de Anadia - Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Maceió, 2015. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
RODRIGUES, Thais Mendes . Plano de ação para implantar o programa "deixando de fumar sem mistérios" em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros - Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2017. 25f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
SILVA, Rosimar Benta da . Proposta de intervenção para controle e tratamento da diabetes mellitus na Unidade de Saúde da Família Parque Ibituruna em Governador Valadares/Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2018. 27f.Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
VIANA, Telma Luiza Barbosa . A baixa vinculação dos portadores de sofrimento mental: Estratégia de Saúde da Família São José das Traíras, Manga, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Montes Claros, 2019. 39f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
MESQUITA, Luciana Mendes de Oliveira . Abuso de medicamentos psiquiátricos: plano de ação na EQUIPE DE Saúde da Família Sevilha Bii, Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Belo Horizonte, 2019. 26f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
TAVEIRA, Luciana Lins . Projeto de intervenção para educação permanente de agentes comunitários de saúde da Esf Jardim Pérola Ii, Governador Valadares, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Governador Valadares, 2019. 26f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).