NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON

Vídeos

    O vídeo simula, mediante narração e animação gráfica, o fluxo normal pelas valvas atrioventricular direita (valva tricúspide) e valva semilunar direita (valva pulmonar), demonstrando a sístole e diástole do ventrículo direito e as curvas de pressão normais no átrio direito, ventrículo direito e artéria pulmonar durante o ciclo cardíaco, com apresentação das bulhas fisiologicamente normais.
    Assistir vídeo
    O vídeo simula, mediante animação gráfica, o fluxo normal pela valva atrioventricular esquerda, a sístole e diástole do ventrículo esquerda e as curvas de pressão originárias das câmaras esquerdas.
    Assistir vídeo
    O vídeo simula um coração normal com suas quatro válvulas, representando, mediante animação gráfica, o fluxo normal pelas valvas atrioventriculares e pelas valvas semilunares. A conformação anatômica das valvas e dos folhetos valvares é representada dinamicamente junto com o fluxo transvalvar.
    Assistir vídeo
    O vídeo apresenta as principais causas de estenose mitral e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da estenose valvar mitral, associada ao diagrama das bulhas cardíacas, às curvas de pressão intraventricular e atrial alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.
    Assistir vídeo
    O vídeo apresenta as principais causas de estenose aórtica com foco na estenose valvar aórtica, mostrando as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da estenose valvar aórtica associada ao diagrama das bulhas cardíacas, às curvas de pressão aórtica e ventricular esquerda alteradas e ao sopro e outros fenômenos esteo-acústicos produzido por essa patologia orovalvar.
    Assistir vídeo
    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência da valva pulmonar e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da insuficiência da valva pulmonar associada ao diagrama das bulhas cardíacas, à curva de pressão intraventricular direita, atrial direita e de artéria pulmonar alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.
    Assistir vídeo
    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência aórtica e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos na insuficiência aórtica, associada ao diagrama das bulhas cardíacas, das curvas de pressão aórtica e ventricular esquerda alteradas e aos sopros e demais fenômenos esteto-acústicos produzidos por essa patologia.
    Assistir vídeo
    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência mitral e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da insuficiência mitral, associada ao diagrama das bulhas cardíacas, às curvas de pressão intraventricular e atrial alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.
    Assistir vídeo
    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência tricúspide e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos na insuficiência da valva tricúspide associada ao diagrama das bulhas cardíacas, à curva de pressão intraventricular direita, atrial direita e de artéria pulmonar alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia..
    Assistir vídeo