NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON

Recursos Educacionais Abertos

    Infográfico para demonstração de medição correta da pressão arterial sistêmica (PA).

    Ictus cordis, choque da ponta ou impulso apical é o local da parede do tórax onde se pode palpar as impulsões cardíacas. A localização usual do ictus depende do biótipo do indivíduo, mas, nos normolíneos, situa-se entre o quarto e o quinto espaço intercostal esquerdo, ao nível da linha médio-clavicular esquerda. Este ponto corresponde à zona onde o coração está mais próximo do gradil costal. O ictus cordis traduz o contato da porção anterior do ventrículo esquerdo com a parede torácica durante a fase de contração isovolumétrica. Embora os termos impulso apical e choque da ponta sejam comumente utilizados para denominar o ictus cordis, não se trata, realmente, da ponta do coração em contato com a parede torácica

    O vídeo simula, mediante narração e animação gráfica, o fluxo normal pelas valvas atrioventricular direita (valva tricúspide) e valva semilunar direita (valva pulmonar), demonstrando a sístole e diástole do ventrículo direito e as curvas de pressão normais no átrio direito, ventrículo direito e artéria pulmonar durante o ciclo cardíaco, com apresentação das bulhas fisiologicamente normais.

    O vídeo simula, mediante animação gráfica, o fluxo normal pela valva atrioventricular esquerda, a sístole e diástole do ventrículo esquerda e as curvas de pressão originárias das câmaras esquerdas.

    Infográfico que descreve as duas etapas de análise do eletrocardiograma.

    Infográfico que relaciona os principais sinais e sintomas em cardiologia.

    Infográficos que demonstram os pulsos arteriais carotídeos

    O exame físico do aparelho cardiovascular, realizado de forma criteriosa e sistematizada, associado às informações obtidas à anamnese, fornece elementos importantes para o diagnóstico clínico. São recomendadas as mesmas etapas do exame físico geral, que compreende inspeção, palpação, percussão e ausculta. Contudo, visto que a percussão cardíaca apresenta papel diagnóstico limitado, as manobras realizadas rotineiramente são a inspeção, a palpação e a ausculta.

    O vídeo simula um coração normal com suas quatro válvulas, representando, mediante animação gráfica, o fluxo normal pelas valvas atrioventriculares e pelas valvas semilunares. A conformação anatômica das valvas e dos folhetos valvares é representada dinamicamente junto com o fluxo transvalvar.

    O vídeo apresenta as principais causas de estenose mitral e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da estenose valvar mitral, associada ao diagrama das bulhas cardíacas, às curvas de pressão intraventricular e atrial alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.

    O vídeo apresenta as principais causas de estenose aórtica com foco na estenose valvar aórtica, mostrando as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da estenose valvar aórtica associada ao diagrama das bulhas cardíacas, às curvas de pressão aórtica e ventricular esquerda alteradas e ao sopro e outros fenômenos esteo-acústicos produzido por essa patologia orovalvar.

    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência da valva pulmonar e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da insuficiência da valva pulmonar associada ao diagrama das bulhas cardíacas, à curva de pressão intraventricular direita, atrial direita e de artéria pulmonar alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.

    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência aórtica e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos na insuficiência aórtica, associada ao diagrama das bulhas cardíacas, das curvas de pressão aórtica e ventricular esquerda alteradas e aos sopros e demais fenômenos esteto-acústicos produzidos por essa patologia.

    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência mitral e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos intracardíacos alterados em conseqüência da insuficiência mitral, associada ao diagrama das bulhas cardíacas, às curvas de pressão intraventricular e atrial alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.

    O vídeo apresenta as principais causas de insuficiência tricúspide e as alterações fisiopatológicas mais importantes desta valvopatia. Mediante animação gráfica, é demonstrada a sequência de fluxos na insuficiência da valva tricúspide associada ao diagrama das bulhas cardíacas, à curva de pressão intraventricular direita, atrial direita e de artéria pulmonar alteradas e aos sopros e demais alterações auscultatórias produzidas por esta patologia.