NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON

Ajuda

Pesquisa simples

Na Pesquisa Simples você poderá digitar palavras, que podem ser o nome ou sobrenome do autor ou palavras que constam no título e assuntos. Essa pesquisa tem como característica permitir a criação de uma expressão booleana, na qual se podem incluir quaisquer termos que constem do índice previamente criado e operadores booleanos como:
*
Representando o operador ‘E’ – Operador lógico de interseção. Permite pesquisar todos os registros onde ocorram simultaneamente os termos indicados. Pode utilizar-se o símbolo * ou a designação em inglês AND.
Exemplo: pesquisa por tudo sobre "dengue" E "Santos" juntos no mesmo registro
+
Representando o operador ‘OU’ – Operador lógico de união. Permite pesquisar todos os registros onde exista qualquer um dos termos indicados. Pode-se utilizar o símbolo + ou a designação em inglês OR.
Exemplo: pesquisa por tudo que contém o termo "dengue" OU tudo que contém o termo "santos".
^
Representando o operador ‘NAO’ - Operador lógico de exclusão. Permite pesquisar todos os registros onde ocorra o primeiro termo exceto o segundo. Pode-se utilizar o símbolo ^ou a designação em inglês NOT.
Exemplo: pesquisa sobre tudo que tem o termo "dengue" e que NÃO contém "santos".
$
Representando o operador de trucagem. Este operador é utilizado quando não tem certeza da grafia ou quando quiser ver tudo que há no sistema sobre determinado radical.
Exemplo: pesquisa sobre tudo que há na biblioteca com raiz "deng" (vai retornar registros que contenham dengue, denga, dengueiro, etc.)
(G)
É um operador de nível. Permite pesquisar todos os registros onde os termos indicados ocorram no mesmo campo.
Exemplo: quando se pesquisa por palavra e pretende-se que ambas tenham sido retiradas do mesmo campo (ex: título).