Alunos do Nescon apresentam projetos voltados para a promoção da saúde na comunidade

Publicado em Notícias - 27 de junho de 2016

A Mostra também contribuiu aos pesquisadores da Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

No último sábado, 25 de junho, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) promoveu a “Mostra: Promoção da Saúde na Comunidade”, na Faculdade de Medicina da UFMG. O evento foi uma oportunidade dos alunos de Educação Física do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF) apresentarem seus projetos de Trabalho de Conclusão (TCC) para outros profissionais da área.

Foto oficial da turma – Foto: Débora Nunes

Segundo a coordenação técnico-pedagógica da Educação Física no Nescon, representada por Gisele Saporetti, os alunos passaram os dois primeiros semestres do curso se dedicando à elaboração de planos de ação para a promoção da saúde nas comunidades onde atuam. “Muitos deles atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) ou nos programas de promoção da saúde relacionados à atenção primária”, explicou.

Os projetos foram apresentados e avaliados pelos mestrandos e doutorandos do Curso de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO). De acordo com Gisele, o objetivo era que os profissionais avaliassem e discutissem o projeto, buscando contribuir para sua melhoria. “Após identificar a questão a ser trabalhada e desenvolver o plano de ação, o aluno precisa ter uma argumentação para defender a proposta. O mais importante para nós é que esse momento seja um exercício de defesa, pelos alunos, de sua proposta para a comunidade”, afirmou.

Para a aluna do curso, Grécia Gonçalves Trindade, que está desenvolvendo uma ação para reduzir o sedentarismo dos hipertensos da unidade de saúde onde atua em Ibirité-MG, a oportunidade da Mostra é fundamental para ajudar os alunos na hora da defesa do TCC. “Essa oportunidade é fantástica. Sem ela eu não teria como me preparar para conduzir melhor esse projeto e a apresentação final. Os avaliadores nos ajudam com a metodologia, a argumentação e como eu posso me preparar melhor”, contou.

Grécia apresenta o seu projeto - Foto: Débora Nunes

Grécia apresenta seu projeto – Foto: Débora Nunes

Para a estudante de doutorado do programa Ciência do Esporte, Maria Flávia Carvalho, a Mostra também contribui para a sua formação como pesquisadora. “Os projetos são bem interessantes. Os alunos estão contando um pouco da realidade do ambiente profissional deles. Essa oportunidade é extremamente importante para a nossa formação. É uma experiência que nos enriquece bastante”, argumentou.

O vice-diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), Edison Corrêa e o Presidente do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF6/MG), Claudio Augusto Boschi, também compareceram para conhecer e prestigiar os projetos.