Nescon abre mais 125 vagas para especialização em Saúde da Família com edital inédito para profissionais de Educação Física

Publicado em Diversos - 2 de julho de 2010

De 07 a 16 de julho estarão abertas as inscrições de dois editais do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF – (lato-sensu) na modalidade a distância. O PRIMEIRO EDITAL é uma oferta pioneira da UFMG, para admissão à turma especial do CEABSF direcionada a educadores físicos, como explica Raphael Aguiar, membro da coordenação do CEABSF.  “Trata-se de edital onde terão prioridade profissionais de Educação Física registrados no conselho profissional (CREF-06) que atuam em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou em projetos e programas, governamentais ou não, de apoio à atividade física no âmbito da Atenção Básica e/ou da Promoção da Saúde.

O objetivo do curso, que inicia em agosto, é atender a crescente demanda por profissionais qualificados para atuarem na Estratégia de Saúde da Família, como destaca Kátia Euclydes de Lima e Borges, professora da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFTTO) e coordenadora do Laboratório do Movimento da UFMG, parceiro na iniciativa. “A categoria do profissional de Educação Física é recente e sua inserção na área da saúde, mais ainda. Portanto, o momento é oportuno e fértil para um curso de formação, partindo do pressuposto que a estratégia só vai funcionar se houver equipes bem constituídas e bem formadas”, afirmou.

É preciso que os candidatos concorrentes a este edital fiquem atentos aos prazos e documentos necessários. Leia o EDITAL DA CATEGORIA EDUCAÇÃO FÍSICA DISPONÍVEL AQUI:

No SEGUNDO EDITAL podem se inscrever somente cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos que estejam vinculados diretamente à estratégia de saúde da família dos municípios de Brumadinho, Diamantina e Pompéu, conforme convênio estabelecido com a gestão dos serviços de saúde desses municípios, em uma das seguintes condições: a) membro de equipe da estratégia Saúde da Família ou da estratégia de Saúde Bucal, atuando como médico, dentista ou enfermeiro; b) coordenador de atenção básica, gerente de Unidade Básica de Saúde da Família, Coordenador de equipe de Saúde Bucal ou das Estratégias Saúde da Família.

Neste edital são oferecidas 75 vagas para o segundo semestre, divididas em turmas de 25 alunos, para cada um dos três municípios (Brumadinho, Diamantina e Pompéu), onde funcionarão os polos municipais de apoio presencial à educação superior da Universidade Aberta do Brasil. Nos polos ocorrerão as entrevistas do processo de seleção e as futuras atividades de encontros e avaliações presenciais ao longo do curso.

É preciso que os candidatos concorrentes a este edital fiquem atentos aos prazos e documentos necessários. Leia o EDITAL PARA CIRURGIÕES-DENTISTAS, ENFERMEIROS E MÉDICOS DISPONÍVEL AQUI:

Inscrições
As inscrições (para os dois editais) serão feitas exclusivamente pela internet,  de 07 a 16 de julho. O interessado deverá preencher a ficha e o questionário on-line específico do curso, que estarão disponíveis no site www.nescon.medicina.ufmg.br/agora. A cópia da ficha de inscrição deverá ser enviada, junto com toda a documentação solicitada, por correio, ao Nescon – Secretaria de Cursos/Programa Ágora/Nescon, Av. Alfredo Balena, nº 190, Sala 716, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte – MG – CEP 30130-100, com Aviso de Recebimento (AR). Já o questionário deve ser preenchido e enviado apenas on-line.

Vale lembrar que toda a documentação exigida, deverá ser postada até o dia 16 de julho de 2010 com aviso de recebimento (AR). Só serão confirmadas as inscrições com documentação completa, inclusive aquelas comprobatórias de currículo.

A coordenação do CEABSF orienta aos interessados que leiam os editais na íntegra e reúnam toda a documentação solicitada.

As seleções dos candidatos constarão de análise de curriculum vitae e entrevista. Data, local e horário das entrevistas serão divulgados no site do Programa Ágora até o dia 19 de julho. Somente poderão participar das entrevistas os candidatos que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido no edital e que comparecerem ao local de seleção no período divulgado. As entrevistas acontecerão entre os dias 23 a 25 de julho e os resultados serão divulgados no site no dia 27 de julho, com a indicação das notas atribuídas a cada candidato.  O registro acadêmico dos candidatos aprovados nos processos seletivos deverão ser realizados pelo  https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio/ de 28 a 30 de julho de 2010.

Mais informações na Secretaria de Cursos do Nescon, (31) 3409 9685 ou no e-mail secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.

CEABSF em números
Desenvolvido pelo Nescon, por meio do Programa Ágora, tem carga horária de 360 horas, dividida entre disciplinas obrigatórias (120h) e disciplinas optativas (240h). A duração varia de 18 a 24 meses e ao final será exigida apresentação de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

A especialização já teve ofertas de quatro turmas com 400 alunos emedições anteriores. É uma parceria das faculdades de Medicina, Odontologia e Escola de Enfermagem da UFMG. Integra o sistema Universidade Aberta do SUS (Una-SUS/Ministério da Saúde) que realiza cooperação técnica compartilhando materiais instrucionais e metodologias entre outras Universidades Federais, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país. Além disso, articula-se ao Ministério da Saúde e ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (UAB/SEED/MEC). Na UFMG, o curso se  articula com o Centro de Apoio à Educação Superior da UFMG (CAED/UFMG). É financiado pelo Sistema Único de Saúde, sendo gratuito ao aluno.

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br