Dengue Decifra-me ou devoro-te: disponível 2ª edição

Publicado em Notícias - 13 de Março de 2009

O risco da gestante adquirir dengue é o mesmo de qualquer outro indivíduo? Existe medicamento específico contra o vírus da dengue? O que é necessário para evitar a morte por dengue? Respostas para essas e outras questões já estão disponíveis  aqui  para profissionais e estudantes da saúde.  É que preocupados em ajudar no rápido diagnóstico e tratamento da doença, além de auxiliar na formação dos estudantes para enfrentar este quadro, o Nescon em parceria com o Ministério da Saúde (MS), organizou a 2ª edição, revista e ampliada do kit instrucional dengue decifra-me ou devoro-te.  Composto por cd-rom com fotos, vídeos e depoimentos,  também trás informações atualizadas sobre dengue na gravidez, mitos e erros, organização dos serviços, aspectos clínicos e epidemiologia, além de  material educativo sobre prevenção, controle e orientações específicas do tratamento da doença.

Segundo Edison Corrêa, coordenador do projeto na UFMG, estão em fase de produção 600 mil exemplares do kit, que serão distribuídos pelo MS a médicos, enfermeiros, instituições de ensino e secretarias de saúde. O material também está acessível no site do MS e posteriormente será abrigado em outros portais da saúde.

Outra novidade, além da revisão e ampliação do conteúdo, é a segunda etapa do projeto que compreende uma prova online, numa parceria com o Laboratório de Ciência da Computação da UFMG como explica Regina Lunardi, uma das responsáveis pela formulação das questões. “Está em fase final de elaboração um banco de dados com cerca de 200 questões para serem respondidas online, o processo é simples, os profissionais ou estudantes se cadastram, o computador sorteia 20 perguntas que deverão ser respondidas em 01h30min, se o candidato acertar 60% das questões recebe um certificado do MS, ou então pode responder a novas perguntas sorteadas”, explicou Lunardi. O objetivo é que “tanto os profissionais, quanto os alunos testem seus conhecimentos sobre dengue e aprendam brincando nesse quiz”, acrescentou. A liberação desta etapa está prevista para o próximo mês. O kit  tem participação da Cátedra da Unesco de Educação a Distância da Faculdade de Educação da UFMG e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Números da dengue
O número de pessoas infectadas pela dengue só este ano no Brasil deixa clara a seriedade que é preciso ter com o Aedes aegypti.  Segundo dados do MS foram notificados 42.956 casos da doença entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano.  Em comparação com o mesmo período do ano passado houve redução, pois foi registrado um total de 72.234, mesmo assim o governo alerta que não é possível dar trégua ao mosquito e que a prevenção é o único meio de fazer com que o aedes não contamine tantas pessoas.

Os estados que geram maior preocupação para o Ministério são: Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que 50% dos casos foram diagnosticados em municípios com menos de 100 mil habitantes. Nesses estados, os municípios em que há alta transmissão, estão intensificando as ações de controle. Chamam atenção, principalmente, as cidades de Jequié (BA); Baixo Guandu, Serra, Nova Venécia e Vitória (ES); Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Itanhomi (MG); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).

O aumento de casos entre as crianças, também preocupa.  Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS) só neste ano 70 casos já foram confirmados. Durante todo o ano de 2007, 585 crianças até 14 anos tiveram a doença, subindo para 1.910 em 2008.

A atualização mais recente, divulgada pela SMS nessa semana (9/03), confirma a existência de 512 casos clássicos de dengue na capital, mais dez com complicações e um de febre hemorrágica, totalizando 523 confirmações e 3.595 notificações.

Saiba mais sobre dengue em BH  acessando www.pbh.gov.br/smsa/bhdengue

Visite ainda página desenvolvida pelo Ministério da Saúde:  www.combatadengue.com.br

(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br