Francisco Campos vai integrar Conselho Executivo da OMS

Publicado em Notícias - 14 de agosto de 2008

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União um decreto presidencial que nomeou Paulo Marchiori Buss (Fundação Osvaldo Cruz) e Francisco Eduardo Campos (Nescon) como titular e suplente, para representar o Brasil no Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Conselho é composto por representantes de 38 países-membros, pessoas tecnicamente qualificadas no campo da saúde, com mandatos de três anos, que se reúnem pelo menos duas vezes no ano, normalmente em janeiro e, posteriormente, na Assembléia Geral em maio. Tem por funções efetivar as decisões e políticas da Assembléia de Saúde, além de assessorar os trabalhos. Segundo Campos, “o Conselho basicamente dirige a Organização, inclusive escolhendo o diretor, posição ocupada neste momento  pela chinesa Margareth Chan, a quem o Brasil apoiou. É inviável se reunir tantos países com muita freqüência.”, explicou. Francisco Campos já vinha representando o Brasil na Assembléia Mundial da Saúde desde 2006, mas em maio o Brasil, apoiado consensualmente pelos 38 países da Américas reassumiu uma cadeira no Conselho Diretivo.

Para Campos o Brasil é destaque na OMS “pelos avanços no campo da Atenção Primária, pelo expressivo progresso nos indicadores sanitários e sociais e pela abertura a cooperar com os países mais pobres”, ressaltou.  Segundo o representante, um dos fatores que confirma o favoritismo do Brasil, foi a apresentação do Programa de Saúde da Família (foto), na última Assembléia Mundial em maio, considerada um dos pontos altos do evento (leia mais).

Atualmente o Brasil integra o Conselho Executivo, juntamente com o Afeganistão, Austrália, Azerbaijão, Bahrein, Butão, Bolívia, China, Dinamarca, Djibuti, El Salvador, Eslovênia, Estados Unidos, Iraque, Líbia, Jamaica, Japão, Kenya, Lesotho, Letônia, Libéria, Luxemburgo, Madagascar, Mali, México, Namíbia, Portugal, Romênia, Ruanda, Singapura, Sirilanka, Tailândia, Tonga e Turquia.

OMS
A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization) é uma agência especializada das Nações Unidas, ou seja, faz parte da família de instituições da Organização das Nações Unidas (ONU), com autonomia. Criada em 07 de abril de 1948, coordena o trabalho internacional de saúde, sua principal tarefa é zelar para que todos os povos possam obter o mais alto grau de saúde que se possa alcançar. Esta organização conta hoje com 193 países-membros e está dividida em seis escritórios regionais: África, Américas, Europa, Mediterrâneo oriental, Sudeste da Ásia e Pacífico Ocidental. O Brasil faz parte do escritório regional das Américas com sede em Washington desde 1902, data em que foi criada a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Breve currículo
Médico sanitarista, mineiro, Campos possui uma longa trajetória na área de recursos humanos em saúde e na formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, tendo atuado no Brasil e no exterior.

Com trabalho intimamente relacionado ao desenvolvimento do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, foi coordenador e um dos criadores do Internato Rural da UFMG, hoje Internato em Saúde Coletiva, assim como também coordenou a residência em Medicina Social.

Em 1985, há 23 anos portanto, foi o primeiro a dirigir a recém-criada Secretaria de Recursos Humanos do Ministério da Saúde no período democrático. Desde julho de 2005 é o Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br