425 vagas para especialização gratuita em Saúde da Família

Publicado em Diversos - 27 de dezembro de 2012

De 15 a 31 de janeiro, estarão abertas as inscrições ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF. O curso chega à sua 9ª edição oferecendo 425 vagas: Trezentas e vinte e cinco são destinadas a médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e educadores físicos nos polos de Bom Despacho, Buritis, Confins, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Lagoa Santa, Montes Claros e Pompeu. Outras 100 – ofertadas em parceria com as universidades federais de Alfenas (Unifal) e do Triângulo Mineiro (UFTM) – serão disponibilizadas nos polos de Campos Gerais e Uberaba apenas para médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas.

O processo seletivo admite apenas trabalhadores vinculados à rede básica de saúde mineira e priorizará os profissionais inseridos no Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB).

Inscrições e seleção

Os interessados em concorrer às vagas do CEABSF – que é gratuito e a distância, com um encontro presencial por mês – devem ler atentamente o edital de seleção, disponível AQUI. Em seguida, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível on-line em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora a partir de 15 de janeiro) e reunir os documentos exigidos no edital. O próximo passo é enviar o material pelos correios com aviso de recebimento à Secretaria de Cursos do Nescon, situada à Avenida Alfredo Balena, 190 – 7º andar/sala 716 (Belo Horizonte/Minas Gerais).

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise de currículo. O resultado final sai até 23 de fevereiro nos sites do Nescon, do Programa Ágora, da Unifal e da UFTM. O início das aulas está previsto para março.

O curso

O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) é uma pós-graduação lato sensu desenvolvida desde 2008 pelo Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG e parceiros. Financiada pelo Ministério da Saúde, insere-se no contexto da Universidade Aberta do SUS (UNA-SU) e atende às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde sua primeira edição, já qualificou 1097 profissionais. Trata-se do maior programa de qualificação para a Atenção Primária no país.