Nescon participa de lançamento da Universidade Aberta do SUS

Publicado em Notícias - 17 de junho de 2008

Melhorar a formação de profissionais do SUS por meio de cursos a distância e em conseqüência melhorar o atendimento aos cidadãos brasileiros. A proposta da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) é qualificar até 2011, metade da mão de obra do SUS, isto significa oferecer especialização em Saúde da Família para mais de 52 mil profissionais e capacitação gerencial para 100 mil trabalhadores de saúde. O lançamento da proposta da Unasus acontece nos dias 18 e 19 de junho, no Auditório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), em Brasília.

O coordenador em exercício do Nescon, prof. Edison Corrêa vai participar da mesa-redonda experiências em educação permanente de profissionais de saúde. Na ocasião ele apresenta a experiência institucional do Nescon na capacitação em saúde da família focando no Curso de Especialização BH Vida Integral, que em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, formou médicos e enfermeiros de mais de 500 equipes. Também será apresentada a iniciativa pioneira do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Oferecido na modalidade educação a distância, só neste semestre o CEABSF preencheu 400 vagas. Para ele “a experiência do Nescon vem do acúmulo da UFMG na capacitação para saúde da família considerando a grande demanda em BH, MG e no país, além disso existe o interesse de suprir a carência de profissionais sem pós-graduação em saúde da família e ao mesmo tempo desenvolver metodologias e material didático para educação a distância”, explicou. Corrêa acrescentou ainda “que essa é uma oportunidade de divulgar as iniciativas, discutir a proposta no âmbito nacional e estabelecer diretrizes de cooperação”, espera.

Após a exibição da proposta pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo Campos, será delineada a participação de cada parceiro e construída uma proposta de implementação conjunta. As atividades da Unasus ficarão a cargo das universidades, escolas, secretarias de saúde, associações científicas e outros parceiros, que dividirão entre si as tarefas de elaboração de material didático, supervisão pedagógica e apoio local à aprendizagem.

A princípio, os cursos serão divididos em três áreas: Saúde da Família, Formação Gerencial e Saúde do Idoso. Para suporte dos usuários, os profissionais poderão contar com os pólos da Universidade Aberta do Brasil, coordenados pelo MEC, e pontos do Programa Nacional de Telessaúde, além de diversas outras instituições habilitadas em sua localidade. Aqueles que não tiverem acesso a internet não sairão prejudicadas. As informações chegarão por rádio, correio, dvds e outros materiais didáticos.

A UFMG será representada pelo diretor da Faculdade de Medicina, prof. Francisco Penna. Também participam universidades, fundações e agências da área, além das secretarias estaduais e municipais de saúde e a sociedade civil. Para ver a programação clique aqui.

Comunicação Nescon com Assessoria de Imprensa
do Ministério da Saúde